horta 2

Campanha inédita de Diversidade & Inclusão promovida pelo Instituto Mosaic beneficia 15 cidades do Brasil

FUNCIONÁRIOS DA MOSAIC FERTILIZANTES DESENVOLVERAM, VOLUNTARIAMENTE, PROJETOS SOCIAIS EM REGIÕES DE ATUAÇÃO DA COMPANHIA, IMPACTANDO MAIS DE 1220 PESSOAS
22 de Janeiro de 2024

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, promoveu por meio do Instituto Mosaic um desafio inédito entre seus funcionários para desenvolver iniciativas de defesa e promoção de direitos ou assistência social e educacional para públicos residentes em regiões onde a empresa atua. Mais de 150 funcionários, através do Programa Voluntários Mosaic Fertilizantes, se organizaram em 17 equipes e elaboraram projetos que foram executados em 15 cidades de nove estados brasileiros, em parceria com organizações da sociedade civil. O Desafio Diversidade e Inclusão contou com investimento de R$ 400 mil e contemplou projetos focados em pessoas com deficiência (PcDs), raça, mulheres, gerações e comunidades em situações de vulnerabilidade. 
“O Instituto Mosaic realiza diversos programas para nutrir uma sociedade brasileira mais digna e justa. São vários projetos executados nas comunidades que vivem no entorno de nossas unidades. Desta vez, planejamos esse desafio, e foi um sucesso. Dezenas de funcionários foram estimulados a olhar para as regiões onde atuam para diagnosticar algum problema que pudesse ser resolvido. O engajamento de todos foi surpreendente, executamos 17 ações que levaram inclusão, qualidade de vida e dignidade para muitos cidadãos, que poderão experimentar uma vida plena com acessibilidade aos seus direitos. Finalizamos a campanha com um evento de reconhecimento a esses funcionários que, voluntariamente, dedicaram seu tempo em prol da equidade e justiça social, comprovando que, juntos, podemos construir um futuro mais participativo e colaborativo”, comemora Paulo Eduardo Batista, diretor-executivo do Instituto Mosaic e diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes.
A campanha foi realizada em etapas durante todo o ano de 2023.  Os estados beneficiados foram Minas Gerais, Sergipe, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Bahia.
Veja abaixo os projetos realizados em cada região do Brasil:

UBERABA (MG)
Instituto de Cegos do Brasil Central
Projeto realizado: Os voluntários plantaram um jardim sensorial no instituto para apoiar atividades de orientação e mobilidade em sala de aula, onde crianças com deficiência estudam texturas, cheiros e cores de plantas. As plantas comestíveis serão utilizadas nas refeições desses alunos.

Associação Costurando com Amor
Projeto realizado: Os voluntários revitalizaram a associação reformando suas instalações, contratando consultores para suporte institucional e inclusão digital, fornecendo também conexão à internet, garantindo, assim, melhores condições de funcionamento.

Projeto Social Pedro Silvério
Projeto realizado: Os voluntários fizeram uma remodelação das instalações da oficina e ajudaram na manutenção dos equipamentos hospitalares recebidos pela organização. O Projeto Social Pedro Silvério recebe equipamentos hospitalares doados ou emprestados para atender às necessidades da comunidade, mas sua oficina não tinha condições adequadas para fazer reparos/manutenção dos equipamentos e suportar a demanda da população.

ALFENAS (MG)
Associação Vida Viva Alfenas
Projeto realizado: Os voluntários se mobilizaram para garantir que as mulheres em tratamento ou em assistência no Serviço de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Alfenas tenham acesso às informações necessárias por meio da produção de material de apoio e discussões em grupo. Numa avaliação prévia feita pelos voluntários, foi identificado que as mulheres em situação de vulnerabilidade têm pouco acesso à informação sobre o câncer, e aquelas que sofrem da doença não conhecem os seus direitos.

TAPIRA (MG)
Associação Corrente do Bem
Projeto realizado: Os voluntários se mobilizaram para aquisição de uma máquina para fabricar fraldas geriátricas que serão distribuídas às famílias de baixa renda.

LAGAMAR (MG)
Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Necessidades Especiais de Lagamar
Projeto realizado: Para atender adequadamente às necessidades das crianças com necessidades especiais, os voluntários reformaram a sala da União de Pais e Amigos dos Especiais de Lagamar (UPAEL), instalando ar-condicionado, adaptando mobiliário e criando material didático.

PATROCÍNIO (MG)
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
Projeto realizado: Os voluntários instalaram uma horta com acessibilidade adequada para dar a todos os assistidos pela APAE a oportunidade de usufruir plenamente dessa ferramenta didática. Numa avaliação prévia feita pelos voluntários, foi identificado que a falta de acessibilidade adequada impedia a inclusão de todos os alunos nas atividades sociais e educativas realizadas pela associação.

ARAXÁ (MG)
Instituto das Artes e Movimento (Movart)
Projeto realizado: Os voluntários reformaram uma das salas existentes no instituto, criando uma brinquedoteca acessível para as crianças atendidas pela Movart. Numa avaliação prévia feita pelos voluntários, constatou-se a ausência de um espaço adequado para atividades inclusivas e acessíveis de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças com deficiência.

ROSÁRIO DO CATETE (SE)
Associação Centro Integrado de Educação Especial – ACIEE (Projeto Maria Voltando a Sorrir)
Projeto realizado: Os voluntários reformaram as instalações para torná-las acessíveis às pessoas com deficiência intelectual. Numa avaliação prévia feita pelos voluntários, foi identificada uma precariedade das instalações e a dificuldade de adaptação dos recursos existentes para atender às necessidades das pessoas atendidas pela associação.

CAMPO GRANDE (MS)
Associação Asilo São João Bosco
Projeto realizado: Os voluntários compraram alimentos de emergência e itens de higiene pessoal, e ajudaram a criar parcerias para arrecadar doações adicionais, suprindo a falta de produtos destinados aos idosos.

CUBATÃO (SP)
Instituto PertenSer Carfer
Projeto realizado: Os voluntários se mobilizaram para capacitar os adolescentes com deficiência apoiados pelo instituto para que se sintam preparados para ingressar no mercado de trabalho.

CAJATI (SP)
Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais (APAE)
Projeto realizado: Os voluntários se mobilizaram para proporcionar um ambiente acolhedor destinado aos responsáveis por cuidar de pessoas com deficiência. O objetivo é potencializar questões de autocuidado e autoconhecimento de quem apoia este público.

RIO GRANDE (RS)
Projeto Maná
Projeto realizado: Os voluntários criaram uma brinquedoteca adequada às crianças com Síndrome de Down e transtornos do espectro autista. O objetivo é promover mais interação e incentivar a inclusão de todas as crianças assistidas pelo Projeto Maná.

PARANAGUÁ (PR)
Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais (APAE)
Projeto realizado: Os voluntários se mobilizaram para envolver a comunidade local atraindo novos voluntários para a APAE e melhorando a comunicação das atividades oferecidas por ela. Numa avaliação prévia feita pelos voluntários, foi constatado que a associação tem pouca visibilidade na comunidade litorânea do estado do Paraná, o que dificulta a busca por doações e a oferta de seus serviços.

CATALÃO (GO)
Associação Pestalozzi de Catalão – Escola Santa Clara
Projeto realizado: Os voluntários reformaram a quadra poliesportiva e o playground da escola, e modernizaram os equipamentos usados pelos professores para tornar as atividades de lazer e esportes acessíveis às pessoas com deficiência.

RONDONÓPOLIS (MT)
Centro de Reabilitação Louis Braille
Projeto realizado: Os voluntários criaram uma brinquedoteca inclusiva para promover o desenvolvimento social e cognitivo de crianças com deficiência visual.

CANDEIAS (BA)
Tenda do Encontro dos Filhos do Deus Vivo
Projeto realizado: Os voluntários reformaram a área de eventos e o espaço onde as pessoas fazem suas refeições, melhorando as instalações de forma que impactassem positivamente no bem-estar de todos.