Complexo de Cajati tem primeira mulher na função de mecânica de equipamentos móveis

NO MÊS DA IGUALDADE FEMININA, ENTRE MANUTENÇÕES E REPAROS EM CAMINHÕES, PROFISSIONAL RELATA DESAFIOS E CONQUISTAS DE SUA TRAJETÓRIA
25 de Agosto de 2023

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, passou a contar, recentemente e pela primeira vez, com uma mulher no cargo de mecânica de equipamentos móveis do Complexo Mineroquímico de sua unidade em Cajati (SP). Danielly Lopes, que chegou à empresa em julho, conta que desde criança sempre teve um fascínio por caminhões e mecânica. Naquela época, mesmo este sendo um ambiente predominantemente frequentado por homens e pouco acolhedor para meninas, divertia-se ao visitar a transportadora onde seu tio trabalhava. Ela explica que achava os caminhões.

Em novembro do ano passado, Danielly concluiu um curso de formação técnica em mecânica, voltado para mulheres e promovido pela Mosaic Fertilizantes em parceria com o Senai. Foi ali, ao longo de cinco meses de formação, que ela diz ter se apaixonado ainda mais pela área.

Apesar de ser um campo profissional tradicionalmente masculino, Danielly encontrou muito apoio da família, especialmente, marido e filho. Foi em um professor que ela também encontrou fonte de incentivo e encorajamento: este sempre afirmava que as mulheres podem fazer qualquer atividade realizada por um homem.

“Estou gostando muito de mecânica, e tem muita coisa para eu aprender ainda. Tranquei a faculdade de ciências contábeis e, agora, o que eu quero mesmo é a engenharia mecânica, quero me aprofundar nessa área. A Mosaic Fertilizantes tem sido fundamental nesse processo, pois me abre oportunidades e tem uma cultura de diversidade e inclusão que me encorajam para que eu possa seguir o meu caminho”, conta.

Ao ingressar na empresa, a profissional relata ter encontrado um ambiente acolhedor e não se sentiu minimizada por ser mulher, atuando num ambiente majoritariamente masculino. Para ela, com as iniciativas como as proporcionadas pela companhia, a tendência é que o número de mulheres cresça nesses ambientes. “Espero que eu seja a primeira de muitas!”, afirma.

Igualdade de gênero e diversidade na Mosaic Fertilizantes
Como uma das signatárias do Women in Mining e do Women’s Empowement Principles, da ONU, a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, busca avançar na promoção de um ambiente diverso e igualitário. Para isso, tem uma série de políticas voltadas para o incentivo da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade.

Entre as inciativas adotadas, o programa Elas na Operação, desenvolvido em parceria com o Senai, é uma das concretizações dos compromissos da companhia para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades vizinhas, igualdade de gênero e maior diversidade.

Além disso, a empresa lidera o comitê de Diversidade da Carta Compromisso do Setor Mineral, publicada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), com o objetivo de incentivar a ampliação do número de mulheres atuantes no setor.

Programa de Estágio: compromisso com diversidade e inclusão
Em linha com seu propósito de ampliar a diversidade étnico-racial e de gênero no ambiente de trabalho, a Mosaic Fertilizantes está com as inscrições abertas para seu programa de estágio “Novos Talentos”, voltado exclusivamente para pessoas negras e mulheres com graduação a partir de dezembro de 2024. A iniciativa inclui oportunidades em Cajati.
A previsão de início para os estudantes selecionados é outubro de 2023. Os interessados podem se inscrever até 3 de setembro pelo site: https://mosaicfertilizantes.across.jobs/.