homem cajati horizonte

Em canaviais, fertilizante eleva colheita em 10 toneladas por hectare

INCREMENTOS DE PRODUTIVIDADE FORAM OBTIDOS COM BASICAPRO, SOLUÇÃO QUE AUMENTA A EFICIÊNCIA DO USO DE ADUBOS FOSFATADOS
27 de Dezembro de 2022
Uma solução que otimiza os resultados da adubação nas plantações de cana-de-açúcar: essa é a proposta do BásicaPro, formulação da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, com nutrientes específicos para o desenvolvimento da cultura.  
“Com composição superior, o BásicaPro aumenta a eficiência do uso de fertilizantes fosfatados, promovendo a longevidade e a rentabilidade do canavial. Além disso, é possível obter aumento da produção de colmos e de açúcar por hectare”, afirma Maria Luisa Aguiar, gerente de Produtos na Mosaic Fertilizantes.
A solução eleva a produtividade em até mais de 10 toneladas por hectare (TCH), conforme apontam resultados de estudos agronômicos das safras 2020/21 e 2021/22, realizados em 25 locais no norte de São Paulo e sul de Minas Gerais. Com o tratamento controle habitualmente utilizado nos canaviais, a média de produtividade foi de 89,9 TCH, enquanto as áreas que receberam manejo com BásicaPro colheram 99,95 TCH.
Composta por nutrientes e elementos benéficos para a nutrição dos canaviais, a formulação apresenta teores de Silício (Si) e Cálcio (Ca). O primeiro promove maior resistência das plantas contra condições ambientais adversas, podendo também impactar no menor ataque por pragas e doenças. Já o segundo é imprescindível nas lavouras de cana-de-açúcar por ser protagonista no crescimento do sistema radicular em cana-planta e recuperação nas soqueiras.
BásicaPro possui efeito residual, ou seja, caracteriza-se pela liberação gradual e prolongação dos benefícios dos elementos. Além disso, apresenta flexibilidade de uso, podendo ser aplicado a lanço no preparo do solo ou da soqueira, ou no sulco de plantio. “A Mosaic Fertilizantes aplica a estratégia ESG em todo o negócio e está sempre empenhada no desenvolvimento de produtos e soluções que elevam a produtividade das plantas, poupando recursos naturais e entregando produção agrícola sustentável. BásicaPro foi desenvolvido para atender às necessidades específicas do produtor brasileiro de cana e contribuir com a melhoria da qualidade dos solos”, afirma Maria Luisa.