IPCF melhora em novembro e traz período favorável para compra de fertilizantes.

12 de Dezembro de 2023

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) fechou em 0,95 em novembro de 2023, uma queda de 8% em comparação ao mês anterior (1,02). Considerando que quanto menor o IPCF melhor é a relação de troca, o patamar desse mês segue favorável para o agricultor investir em fertilizantes.
 
Durante o período, os preços dos fertilizantes apresentaram uma queda média de 3% em relação a outubro, liderada pela ureia (-12%), seguida pelo KCl (cloreto de potássio), com -4%. O MAP (fosfato monoamônico) subiu cerca de 2% e o SSP (superfosfato) se manteve estável em relação a outubro. O Brasil hoje se configura como uma região mais competitiva em termos mundiais de MOP (cloreto de potássio) e MAP em relação ao preço dos demais países, em função de um balanço de oferta e demanda mais ajustado.
 
Também considerado para o cálculo do índice, o preço das commodities subiu cerca de 4% em relação ao mês anterior. A alta foi liderada pelo milho (7%), tendo em vista que a preocupação com a janela de plantio da segunda safra brasileira está fazendo os preços aumentarem e serem, de certa forma, sustentados em patamares um pouco melhores do que nos meses anteriores. Em seguida ficou a soja, com elevação de 6%, pois a falta de chuva vem impactando a produtividade em algumas regiões produtoras no país. Por fim, também houve alta nos preços da cana-de-açúcar (2%) e do algodão (1%).
 
Apesar das incertezas geopolíticas pelas quais o mundo tem passado, o dólar apresentou uma variação de -3,3% e tem reagido melhor em um cenário de menor risco global. Embora o setor do agronegócio não tenha sido diretamente impactado, até o momento, pelos recentes conflitos envolvendo Hamas e Israel, esse é um assunto que segue como uma bandeira amarela para o mercado e com consequências pouco previsíveis. Além disso, neste momento, o grande foco do setor é o término do plantio da soja no Brasil e as chuvas que precisam acontecer nas regiões produtoras para garantir a produtividade da cultura e sinalizar se a janela da safrinha poderá ser cumprida.


Entendendo o IPCF 
O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor a relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão. 
 
Metodologia 
*A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA. 
**O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Ureia e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes. 
***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita). 
****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão. 
*****Dados referentes a novembro/2023.