Ácido fosfórico - Uberaba

Modificador de cristais aumenta eficiência na produção de ácido fosfórico em 31% em Uberaba

22 de Setembro de 2021

O trabalho em equipe está fazendo a diferença no Complexo Industrial de Uberaba, na produção de ácido fosfórico. Iniciado em 2018 como um teste em planta piloto, o projeto para implementação de um modificador de cristais de gesso evoluiu para uma segunda etapa, garantindo melhoria de produtividade para a Mosaic Fertilizantes já em 2020. Atualmente, a iniciativa está em fase de testes para avaliação sobre a viabilidade de expansão para as outras fábricas de fosfórico do Complexo.     

            A gerente de processos de baixa concentração Rafaella Rodrigues conta que o controle com filtração de gesso é a chave para a produtividade do ácido fosfórico e que esse era um desafio antigo no Complexo. “Iniciamos em 2018 o projeto piloto para implantar um novo modificador hábito cristalino, com o objetivo de promover mudança de forma e tamanho dos cristais de gesso, melhorando a uniformidade e a eficiência na taxa de filtração”, relembra. Após a realização de testes de laboratórios em escala piloto e industriais, um novo modificador foi adotado em uma das plantas, garantindo resultados positivos e o incentivo necessário para avaliar o uso nas três outras fábricas de fosfórico que existem no Complexo.

            Diferentes modificadores foram testados durante o projeto piloto e esse trabalho foi realizado internamente, pelas equipes de engenharia de alta e baixa concentração e também de laboratório de Uberaba com apoio de funcionários dos Complexos de Araxá, Cajati e Catalão. “A diversidade é um diferencial muito positivo dessa iniciativa, pois a pluralidade de perfis nos trouxe visões complementares, muito ricas. São diferentes visões, diferentes experiências; são perfis complementares que agregam imensamente no resultado final. Quando um time diverso e competente tem um objetivo comum e trabalham juntos para atingi-lo, se torna imbatível”, finaliza Rafaella.