trofeu 240117

Mosaic Fertilizantes é reconhecida por gerar empregos e promover o desenvolvimento de Uberaba (MG)

MUNICÍPIO, QUE É SEDE DA MAIOR OPERAÇÃO DA EMPRESA NO BRASIL, VEM SENDO BENEFICIADO POR INICIATIVAS QUE ESTIMULAM A EMPREGABILIDADE E ECONOMIA LOCAIS
17 de Janeiro de 2024

Uberaba, 17 de janeiro de 2024 – A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, se destacou pelo seu empenho na geração de empregos em Uberaba (MG) ao longo de 2023. A empresa foi reconhecida na categoria “Aqui Tem Emprego” da premiação “Troféu Destaque Empresarial”, promovida pela prefeitura do município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. O evento em que foram anunciados os vencedores aconteceu na terça-feira (9/1).

“Os funcionários da Mosaic Fertilizantes são nosso maior ativo e o segredo do nosso sucesso. Apostamos na diversidade, inclusão e no desenvolvimento contínuo das equipes, e trabalhamos para atrair, desenvolver e reter esses profissionais. O prêmio é mais um reconhecimento da estratégia de nos posicionarmos como marca empregadora. Em nossa empresa, cada profissional tem a oportunidade de ser protagonista de sua carreira, seja ela em nossas minas, operações, nos escritórios ou no campo”, explica Danilo Albano, diretor de RH da empresa. 

A companhia conta com cerca de 6 mil funcionários próprios nas unidades localizadas em diversas regiões do Brasil e também no Paraguai. Em Uberaba, atualmente, são mais de 1.300 empregados dedicados à produção, mistura e ensacamento de fertilizantes, produção de fosfato bicálcico para nutrição animal e gesso agrícola, assim como ao desenvolvimento de inovação no Centro de Soluções Compartilhadas (CSC). A atuação da empresa contribui diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do município. Para se ter uma ideia, a parada de manutenção do Complexo Industrial, atividade responsável pela manutenção dos equipamentos da fábrica, gerou um acréscimo de R$ 11 milhões para a economia local em 2023. Além da criação 300 vagas destinadas a profissionais especializados, o evento movimentou o comércio e a rede hoteleira da cidade durante quatro meses. 

Ações sociais realizadas pelo Instituto Mosaic também impactam positivamente o município por meio dos seus diversos programas. Uma das iniciativas dentro do Programa Educa foi a parceria com o Senai, que ofereceu a pessoas com deficiência cursos profissionalizantes gratuitos como operador de processos industriais e aperfeiçoamento em planejamento e controle da manutenção em 2023. Além do impacto positivo para a formação profissional na região, esse tipo de ação contribui para que todos tenham condições de desenvolver seus máximos potenciais dentro daquilo que entendam que sejam seus objetivos de vida pessoal e profissional. 

Outras inciativas promovidas pela Mosaic Fertilizantes também têm estimulado a empregabilidade no município. No ano passado, a empresa investiu na contratação de estagiários por meio de programas de níveis técnico e superior; promoveu o Recruta Diversidade, no rol de atividades do Mês do Orgulho LGBT , junto à Fundação Cultural, ao Sine e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; e participou de ações como o 2º Feirão de Emprego Uberaba Contrata , promovido pela Prefeitura de Uberaba, e do ConectaRH durante a ExpoCigra, realizada pelo Cigra, Regional Vale do Rio Grande da Fiemg e Sebrae. Também merecem destaque ações como a realização de palestras por profissionais da empresa em instituições de ensino da região e a abertura de inscrições para mais um ciclo do programa de estágio superior com estratégia afirmativa, que podem ser feitas até 30 de janeiro.

“Pessoas e sociedade são prioridades na estratégia de sustentabilidade da companhia, tema que está presente em todas as áreas do nosso negócio. Ao promovermos e participarmos de iniciativas como essas, reforçamos a nossa atuação em diferentes pilares de sustentabilidade, demonstrando nosso compromisso com a construção de legados nas comunidades onde estamos presentes. Cabe ressaltar que a empresa tem metas globais de diversidade e inclusão, por meio das quais atua para construir um ambiente de trabalho em que todos os funcionários se sintam acolhidos, respeitados e valorizados, fomentando ainda a inovação por meio de diferentes formações, ideias e vivências”, finaliza Danilo.