Araxa

Mosaic Fertilizantes apresenta projeto para comunidade de Araxá

EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, EMPRESA ESCLARECEU DÚVIDAS DA COMUNIDADE SOBRE PROJETO DE ALTEAMENTO DA BARRAGEM DE REJEITOS
8 de Outubro de 2021

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, participou ontem (7 de outubro) de Audiência Pública para apresentação de projeto de licenciamento para atualização da vida útil da Barragem de Rejeitos de sua mina em Araxá (MG).

Durante a reunião, que atende às normas de licenciamento ambiental do Estado de Minas Gerais, a empresa forneceu informações técnicas detalhadas do projeto, bem como esclareceu dúvidas da comunidade sobre o empreendimento, que elevará a estrutura em 20 metros – da cota de 960 metros para 980 metros –, em um investimento da ordem de R$ 250 milhões.

“Nosso objetivo é manter a relação transparente com a comunidade, ouvir e entender suas dúvidas para oferecer respostas claras que deem a todos segurança em relação ao nosso empreendimento”, afirma Henrique Oliveira, gerente da unidade de Araxá, que conduziu a apresentação ao lado de Luis Almeida, gerente de Geologia e Hidrogeologia, e Leonardo Muritiba Araújo, gerente de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança). “Todas as etapas do desenvolvimento do empreendimento seguem rigorosos protocolos de segurança, desde os estudos para o projeto até sua conclusão” comenta Henrique.

A Mosaic Fertilizantes atua em Araxá (MG) desde 2018, quando assumiu a operação do Complexo Mineroquímico, um empreendimento com mais de 40 anos. No local, a empresa atua na mineração e no beneficiamento de fosfato para a produção de fertilizantes.

 

Segurança da Barragem

A Mosaic Fertilizantes adota medidas que visam ir além do preconizado em norma, utilizando as tecnologias mais avançadas para o monitoramento de barragens e possui corpo técnico qualificado e dedicado exclusivamente à segurança das estruturas, intensificando suas ações preventivas e revisando seus procedimentos para além do requerido pela legislação. Priorizando a segurança de seus funcionários e da comunidade, cada uma das estruturas da Mosaic Fertilizantes possui um Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e qualquer desvio identificado é imediatamente avaliado para que as medidas apropriadas sejam tomadas.

Para mais informações sobre o licenciamento do projeto de alteamento da Barragem B6, em Araxá (MG), é possível acessar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) no site da companhia: https://mosaicco.com.br/Article/Audiência-Pública.