Ethos Cadeia de Valor na Conferência Ethos 360º

Mosaic Fertilizantes promove capacitação de fornecedores em ESG

EM PARCERIA COM O INSTITUTO ETHOS, A COMPANHIA INICIA NOVO CICLO DO PROGRAMA SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DE VALOR.
30 de Novembro de 2023

Com o foco em apoiar o desenvolvimento de práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de valor, a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, inicia em 29 de novembro o terceiro ciclo do Programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor, realizado desde 2021 em parceria com o Instituto Ethos, instituição referência no país em mobilização empresarial para atuação sustentável. 
Nesta edição, 59 empresas fornecedoras vão participar do programa. Na edição passada, das 39 empresas participantes, 24 concluíram o programa e se comprometeram com mais de 450 ações de sustentabilidade. A iniciativa visa gerar um impacto positivo no desempenho e na competitividade de toda a cadeia de produção, sendo um impulsionador de transformações ao apoiar empresas parceiras nessa jornada.
“Estamos muito entusiasmados com a ampliação dessa parceria, que, a partir de agora, terá três anos de duração. Desde o primeiro ciclo, aplicado em 2021, vimos o número de participantes crescer a cada edição. Hoje, contamos com quase 60 empresas participantes. Isso demonstra a credibilidade e o sucesso do programa, que vai influenciar reais transformações no setor e no mercado. Com a ampliação do tempo para três anos, nós esperamos alcançar resultados mais ousados e contribuir ainda mais no processo de amadurecimento das práticas de sustentabilidade das empresas parceiras, o que as aproxima de nossa atuação em ESG”, afirma Eduardo Bucheb, diretor de Compras Estratégicas da Mosaic para a América do Sul. 
Na primeira fase, será aplicado o diagnóstico dos Indicadores Ethos de Sustentabilidade como ferramenta de gestão para aferir o nível de maturidade de todos os participantes, tendo como objetivo auxiliar na melhoria da performance de sustentabilidade de todos. 
Depois dessa etapa, o grupo passará por capacitações, em formato de workshop e mentoria, ao longo de três anos. Dessa forma, os participantes recebem instruções para análise, planejamento e elaboração de planos de ação para gestão dos temas ambientais, sociais e de governança em suas respectivas empresas. 

*Foto: Eduardo Bucheb, diretor de Compras Estratégicas da Mosaic para a América do Sul, falando sobre o programa Sustentabilidade na Cadeia de valor durante a Conferência Ethos 360ª, no início de novembro de 2023, em São Paulo. Crédito da foto é Paulo Araújo/Instituto Ethos