Mosaic Fertilizantes

Mosaic Fertilizantes promove programa de capacitação em sustentabilidade para fornecedores

REALIZADO PELO INSTITUTO ETHOS, O PROGRAMA SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DE VALOR REFORÇA O COMPROMISSO DA EMPRESA COM PRÁTICAS RESPONSÁVEIS
27 de Agosto de 2021

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatos e potássio combinados, iniciou capacitação de seus fornecedores em todas suas unidades no Brasil. A iniciativa é realizada pelo Programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor, desenvolvido pelo Instituto Ethos, instituição referência no Brasil em mobilização empresarial para atuação sustentável. Projeto pioneiro no setor de fertilizantes tem como objetivo fomentar as práticas de sustentabilidade nos processos de negócio de fornecedores da empresa. 

“A parceria com o Instituto Ethos possibilita engajar toda a cadeia e ainda incentivar outros players do nosso mercado, firmando nosso compromisso com a atuação responsável. Ter como parceiros empresas bem geridas, que compartilham nossos valores e práticas de negócio é essencial para a sustentabilidade da nossa estratégia de negócio”, comenta Arthur Liacre, vice-presidente de Assuntos Corporativos, Estratégia e Sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes. 

O propósito do projeto é oferecer diagnósticos e ferramentas de gestão para melhorar a performance de  sustentabilidade dos fornecedores. A partir de capacitações ao longo de um ano, os participantes recebem instruções para diagnóstico, planejamento e elaboração de planos de ação para gestão dos temas em suas respectivas empresas. 

“Nossa missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável. A iniciativa da Mosaic Fertilizantes é inédita no mercado, possibilitando o engajamento de outras empresas da cadeia para tornar o ambiente cada vez mais sustentável”, complementa Ivana Oliveira, coordenadora do projeto no Instituto Ethos.

O programa, que já teve sua fase de sensibilização realizada, está agora na fase de diagnóstico das empresas e, posteriormente, entrará na etapa de capacitações temáticas em quatro módulos, uma por mês; e mentorias com especialistas em sustentabilidade. As empresas participantes do programa são: CIMCOP, Etal, Grupo Itaeté, GRSA, MGM, NPE, Nóbrega Pimenta e Viação Andrade. 

O programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor é mais uma iniciativa para engajar práticas sustentáveis. Na seleção de parceiros de negócio, a empresa busca aqueles que compartilhem os mesmos princípios éticos e operem de acordo com a legislação do país e do Código de Conduta e Ética nos Negócios da Mosaic Fertilizantes. Para garantir uma relação benéfica para empresas e sociedade, os fornecedores são escolhidos cuidadosamente e é usado um processo de seleção objetivo com base em critérios que incluem desempenho com segurança, qualidade, confiabilidade e preço.