Mosaic fornece atualização sobre o mercado de fertilizantes e divulga resultados preliminares das vendas do quarto trimestre de 2025

16 de Janeiro de 2026

TAMPA, FL / ACCESS Newswire / 16 de janeiro de 2026 / A The Mosaic Company (NYSE:MOS) apresentou uma atualização sobre o mercado de fertilizantes e divulgou os resultados preliminares do quarto trimestre de 2025.
Na América do Norte, a demanda por fertilizantes recuou muito além do que era esperado para o quarto trimestre. As aplicações durante o outono no hemisfério norte diminuíram devido à pressão sobre a renda dos produtores agrícolas, efeito agravado pelo início antecipado do inverno, que encurtou ainda mais o período de aplicação. As condições de mercado foram particularmente desafiadoras para os fosfatados devido à redução de sua competitividade relativa em relação ao potássio. Estima-se que os embarques de fosfato caíram cerca de 20% na América do Norte em relação ao mesmo período do ano anterior. A demanda norte-americana por potássio também sofreu um impacto negativo, mas em menor escala.

O ambiente desafiador do mercado afetou significativamente o desempenho da Mosaic no quarto trimestre. As vendas de fosfato somaram aproximadamente 1,3 milhão de toneladas e as de potássio, cerca de 2,2 milhões de toneladas.
Para enfrentar a queda da demanda no quarto trimestre, a companhia ajustou seu plano de produção de fosfatados e o mix de produtos, redirecionando-os para as regiões onde a demanda era mais forte. Com isso, os volumes de produção se mantiveram em níveis semelhantes aos do trimestre anterior.

As condições desafiadoras do mercado também afetaram o fluxo de caixa da empresa, com resultados pressionados no quarto trimestre devido à queda nas vendas e ao consequente aumento dos estoques.
O mercado brasileiro de fertilizantes enfraqueceu ainda mais no quarto trimestre, diante de restrições de crédito mais severas e do aumento da concorrência entre fornecedores, impulsionado pela entrada de fosfatados com menor concentração de nutrientes provenientes da China. Esses fatores afetaram de forma significativa tanto a demanda quanto as margens. Com isso, o volume de vendas da Mosaic Fertilizantes ficou bem abaixo do esperado. O volume de vendas anual totalizou aproximadamente 9 milhões de toneladas, mantendo-se estável em relação ao ano anterior, mas refletindo a desaceleração geral do mercado.

Apesar dos resultados excepcionalmente fracos no quarto trimestre, as perspectivas para 2026 são mais favoráveis. A expectativa é que os produtores reponham os nutrientes consumidos pela safra expressiva do ano passado, e que subsídios governamentais aqueçam a demanda para o período de aplicação na primavera norte-americana. Os mercados de fosfatados apresentam condições que variam do equilíbrio ao aperto, dinâmica que se torna mais evidente com a aceleração da demanda na primavera e com o impacto mais intenso da redução das exportações chinesas sobre os mercados globais. Esse movimento ocorre após o anúncio da China de restrições mais amplas e de maior duração às exportações de fosfatos, que deverão permanecer em vigor pelo menos até junho de 2026. Os preços já responderam positivamente à demanda global desde o início do ano. Os mercados de potássio estão equilibrados, e espera-se que a liquidação antecipada dos contratos da China proporcione maior estabilidade de preços e uma perspectiva positiva para a Canpotex. As expectativas do setor sugerem que os embarques globais de fosfato e potássio podem atingir níveis recordes em 2026. No Brasil, as restrições de crédito continuam, mas a ampliação da área plantada e os altos rendimentos das safras devem sustentar a demanda por fertilizantes ao longo do ano, à medida que os produtores repõem os nutrientes do solo. Esse movimento pode resultar em um novo recorde na demanda de fertilizantes em 2026. Cabe ressaltar que o aumento no volume de importações de fosfatados com menor concentração de nutrientes da China não deve se repetir, dadas as restrições à exportação mencionadas acima.
Quando considerados em conjunto, esses fatores apontam um cenário mais otimista para 2026.

Transmissão online da reunião sobre os resultados financeiros do quarto trimestre de 2025
A The Mosaic Company (NYSE:MOS) compartilhará as informações completas sobre os resultados do quarto trimestre de 2025 na terça-feira, 24 de fevereiro de 2026, depois do fechamento da Bolsa de Valores de Nova York. A empresa enviará um comunicado à imprensa quando os materiais forem disponibilizados de forma pública em seu site. Na quarta-feira, 25 de fevereiro, a partir das 11h (horário da costa leste dos EUA), a empresa realizará uma reunião para discutir os resultados.
Informações para acessar a reunião:
Número para ligação (gratuita): 1 877-883-0383
Número para ligação internacional: 1-412-902-6506
Número de inscrição de participantes Elite: 3126947
Link da transmissão ao vivo da reunião:
https://investors.mosaicco.com/events-and-presentations/default.aspx
A transmissão da reunião poderá ser acessada no site da Mosaic emwww.mosaicco.com/investors. A gravação do áudio da reunião ficará disponível por até um ano a partir da data do evento.

Sobre a The Mosaic Company
A Mosaic é uma das principais produtoras e comerciantes globais de nutrientes concentrados de fosfato e potássio para culturas agrícolas. Através de sua plataforma Mosaic Biosciences, a empresa está desenvolvendo a próxima geração de soluções biológicas, destinadas a ajudar os produtores agrícolas a melhorar a eficiência no uso de fertilizantes e o desempenho das culturas de maneira sustentável. A Mosaic é fornecedora de fonte única de fosfato, potássio e produtos biológicos para o setor agrícola global. Mais informações sobre a empresa estão disponíveis em www.mosaicco.com.


Contatos:
Investidores:
Jason Tremblay, 813-775-4282
jason.tremblay@mosaicco.com
Joan Tong, CFA, 863-640-0826
joan.tong@mosaicco.com

Imprensa:
Ben Pratt, 813-775-4206
benjamin.pratt@mosaicco.com

Este comunicado inclui declarações prospectivas dentro do contexto da Lei de Reforma de Litígio de Valores Mobiliários Particulares de 1995 (Private Securities Litigation Reform Act of 1995). Tais declarações podem incluir, entre outras, declarações relativas às condições de mercado previstas para 2026; à demanda prevista para fosfato e potássio; ao impacto das necessidades de reposição de nutrientes dos produtores e dos subsídios governamentais; às tendências previstas para as exportações chinesas de fertilizantes; à dinâmica de preços prevista; às expectativas relativas ao ambiente de crédito, à área plantada e à situação econômica dos produtores no Brasil; e às expectativas da liderança em relação ao embarque de fertilizantes em 2026 e a recuperação geral do mercado. As declarações prospectivas baseiam-se nas opiniões e suposições da liderança no momento deste comunicado. Elas estão sujeitas a riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente daqueles expressos ou implícitos. Esses riscos incluem, entre outros: mudanças na oferta e demanda global por fertilizantes; variações na renda dos produtores, área plantada ou condições climáticas; mudanças nos fluxos comerciais internacionais, incluindo as políticas de exportação da China; volatilidade dos custos das matérias-primas; eventos geopolíticos e macroeconômicos; disponibilidade de crédito em mercados estratégicos, como o Brasil; e outros riscos e incertezas descritos nos relatórios da The Mosaic Company apresentados à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Os resultados reais poderão ser diferentes daqueles previstos em tais declarações prospectivas. A The Mosaic Company não assume nenhum compromisso quanto à atualização de quaisquer declarações prospectivas.

FONTE: The Mosaic Company