Mosaic fornece atualização sobre o mercado de fertilizantes e divulga resultados preliminares das vendas do quarto trimestre de 2025

16 de Janeiro de 2026

TAMPA, FL / ACCESS Newswire / 16 de janeiro de 2026 / A The Mosaic Company (NYSE:MOS) apresentou uma atualização sobre o mercado de fertilizantes e divulgou os resultados preliminares do quarto trimestre de 2025.
Na América do Norte, a demanda por fertilizantes recuou muito além do que era esperado para o quarto trimestre. As aplicações durante o outono no hemisfério norte diminuíram devido à pressão sobre a renda dos produtores agrícolas, efeito agravado pelo início antecipado do inverno, que encurtou ainda mais o período de aplicação. As condições de mercado foram particularmente desafiadoras para os fosfatados devido à redução de sua competitividade relativa em relação ao potássio. Estima-se que os embarques de fosfato caíram cerca de 20% na América do Norte em relação ao mesmo período do ano anterior. A demanda norte-americana por potássio também sofreu um impacto negativo, mas em menor escala.

O ambiente desafiador do mercado afetou significativamente o desempenho da Mosaic no quarto trimestre. As vendas de fosfato somaram aproximadamente 1,3 milhão de toneladas e as de potássio, cerca de 2,2 milhões de toneladas.
Para enfrentar a queda da demanda no quarto trimestre, a companhia ajustou seu plano de produção de fosfatados e o mix de produtos, redirecionando-os para as regiões onde a demanda era mais forte. Com isso, os volumes de produção se mantiveram em níveis semelhantes aos do trimestre anterior.

As condições desafiadoras do mercado também afetaram o fluxo de caixa da empresa, com resultados pressionados no quarto trimestre devido à queda nas vendas e ao consequente aumento dos estoques.
O mercado brasileiro de fertilizantes enfraqueceu ainda mais no quarto trimestre, diante de restrições de crédito mais severas e do aumento da concorrência entre fornecedores, impulsionado pela entrada de fosfatados com menor concentração de nutrientes provenientes da China. Esses fatores afetaram de forma significativa tanto a demanda quanto as margens. Com isso, o volume de vendas da Mosaic Fertilizantes ficou bem abaixo do esperado. O volume de vendas anual totalizou aproximadamente 9 milhões de toneladas, mantendo-se estável em relação ao ano anterior, mas refletindo a desaceleração geral do mercado.

Apesar dos resultados excepcionalmente fracos no quarto trimestre, as perspectivas para 2026 são mais favoráveis. A expectativa é que os produtores reponham os nutrientes consumidos pela safra expressiva do ano passado, e que subsídios governamentais aqueçam a demanda para o período de aplicação na primavera norte-americana. Os mercados de fosfatados apresentam condições que variam do equilíbrio ao aperto, dinâmica que se torna mais evidente com a aceleração da demanda na primavera e com o impacto mais intenso da redução das exportações chinesas sobre os mercados globais. Esse movimento ocorre após o anúncio da China de restrições mais amplas e de maior duração às exportações de fosfatos, que deverão permanecer em vigor pelo menos até junho de 2026. Os preços já responderam positivamente à demanda global desde o início do ano. Os mercados de potássio estão equilibrados, e espera-se que a liquidação antecipada dos contratos da China proporcione maior estabilidade de preços e uma perspectiva positiva para a Canpotex. As expectativas do setor sugerem que os embarques globais de fosfato e potássio podem atingir níveis recordes em 2026. No Brasil, as restrições de crédito continuam, mas a ampliação da área plantada e os altos rendimentos das safras devem sustentar a demanda por fertilizantes ao longo do ano, à medida que os produtores repõem os nutrientes do solo. Esse movimento pode resultar em um novo recorde na demanda de fertilizantes em 2026. Cabe ressaltar que o aumento no volume de importações de fosfatados com menor concentração de nutrientes da China não deve se repetir, dadas as restrições à exportação mencionadas acima.
Quando considerados em conjunto, esses fatores apontam um cenário mais otimista para 2026.