Fospar é reconhecida com o Selo Clima Paraná 2025 na categoria A
Conquistada pelo terceiro ano consecutivo, certificação destaca ações de responsabilidade socioambiental no terminal de Paranaguá
A Fospar, terminal portuário da Mosaic em Paranaguá (PR), conquistou pelo terceiro ano consecutivo o Selo Clima Paraná na categoria A. O reconhecimento, concedido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), destaca empresas que monitoram, reduzem e declaram voluntariamente suas emissões de gases de efeito estufa. A certificação reforça a evolução das práticas de gestão ambiental pela companhia.
Entre as iniciativas que contribuíram para essa conquista estão a eletrificação dos guindastes de descarga, o uso exclusivo de energia renovável fornecida pela Copel, a substituição de equipamentos por modelos mais modernos e eficientes e a ampliação de sistemas de transporte interno por correias transportadoras. A empresa também mantém uma estação de monitoramento da qualidade do ar conectada ao Instituto Água e Terra (IAT), que registra dados em tempo real.
“A conquista reforça a seriedade das ações implementadas e a consistência do trabalho que temos desenvolvido para reduzir emissões e aprimorar nossos processos operacionais. Seguimos investindo em eficiência, inovação e responsabilidade ambiental para contribuir com o desenvolvimento sustentável do litoral paranaense e com as metas climáticas da empresa”, afirma Juliano Rezende, gerente geral da unidade Fospar.
A companhia segue avançando em projetos de eficiência e descarbonização como, por exemplo, a impermeabilização de vias internas, a aquisição de guindastes 100% eletrificados, a substituição da matriz energética das caldeiras por GNL e a adoção de equipamentos com sistema START/STOP. Paralelamente, a Fospar fortalece sua agenda socioambiental com iniciativas de educação ambiental, cidadania e apoio a projetos que promovem o acesso à água e saneamento básico por meio do Edital da Água.