Instituto Mosaic divulga Relatório Anual e confirma mais de 300 mil pessoas beneficiadas em 2023

25 de Abril de 2024

COM O FOCO EM GARANTIR SEGURANÇA ALIMENTAR, INICIATIVAS BUSCAM PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DE COMUNIDADES PELO BRASIL.

Tendo como missão contribuir para a produção de alimentos para o mundo de forma sustentável, a Mosaic Fertilizantes por meio do Instituto Mosaic, responsável pelas ações sociais da companhia, avança com iniciativas que proporcionam a melhoria das condições de vida de comunidades próximas às suas operações, alcançando 320 mil pessoas espalhadas em 23 municípios, segundo relatório anual que acaba de ser divulgado. Somente em 2023, o instituto investiu R$ 10 milhões para apoiar projetos em 460 instituições com o objetivo de alcançar pequenos agricultores, pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública de ensino. 
“As iniciativas mostradas no relatório do Instituto Mosaic destacam os impactos positivos dos projetos sociais na promoção da segurança alimentar, da inclusão e da importância do fortalecimento do trabalho em rede. Por meio de uma equipe técnica bem focada nas realidades dos territórios, de campanhas e mobilização comunitária, esses projetos têm capacitado comunidades a enfrentar desafios alimentares. As iniciativas têm desempenhado um papel vital na disseminação de informações sobre práticas agrícolas sustentáveis, acesso aos recursos hídricos, a alimentos nutritivos e apoio a agricultores locais. Essas ações colaborativas demonstram como os projetos sociais podem ser poderosas ferramentas para ser exemplo e promover mudanças positivas na sociedade”, explica Paulo Eduardo, diretor executivo do Instituto Mosaic.
Segundo dados publicados pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano passado, mais de 70 milhões de brasileiros, aproximadamente um terço da população (32,8%) vive em situação de insegurança alimentar.
Diante desse cenário, contribuir para a melhoria das condições de vida das comunidades faz parte dos eixos de estratégia de sustentabilidade da companhia, para isso, o trabalho realizado se estrutura em seis pilares: governança sólida, líderes envolvidos, programas consolidados, rede de cooperação social atuante, reconhecimento do setor e financiamento interno e externo. Todas as ações são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.
O Relatório Anual do Instituto Mosaic demonstra o resultado de 37 iniciativas dos 6 programas desenvolvidos com o objetivo de transformar o cenário de fome do país. Abaixo, os detalhes sobre eles: 
 
Projetos e impactos
 
Horta Educa Village Brasil e Banco de Alimentos
Em linha com a missão da Mosaic Fertilizantes de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa e garantir a segurança alimentar, os programas Horta Educa Banco de Alimentos e Village Brasil asseguram o acesso de comunidades vulneráveis à nutrição e contribuem para a geração de renda com o aumento da produtividade da agricultura familiar.
No último ano, o programa alcançou mais de 27 mil pessoas diretamente, somando alunos e professores da rede pública de ensino envolvidos nas atividades. No total, foram mais de 140 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente em oito municípios. A iniciativa capacita professores, com conteúdo de sala de aula, implementação de hortas escolares como ferramenta pedagógica, proporcionando alimentação saudável e educação alimentar. Ao todo, 79 escolas municipais e estaduais participaram das ações e 44 hortas foram criadas, sendo 22 delas sensoriais, proporcionando a inclusão de alunos com deficiência. A iniciativa é fruto do alinhamento com a estratégia da Mosaic Fertilizantes em incorporar redes de Inclusão nas plataformas de atuação.
Já o Programa Village Brasil, desenvolvido em parceria com The Mosaic Company Foundation e realizado em Barreiras (BA), Balsas (MA) e São Desidério (BA), atendeu 100 famílias em 2023, contribuindo para o aumento de até 230% na renda dos agricultores locais, por meio do fomento à produtividade da agricultura familiar e ampliação do acesso à água para cultivo dos alimentos. O aumento da produção foi de 224% em Balsas (MA) e 410% em Barreiras (BA).  Além de promover a realização de atividades curriculares, o programa atua como facilitador na proximidade do produtor com o mercado.
Em resposta a um cenário de agravamento da fome no mundo, o instituto trabalhou no projeto Banco de Alimentos com a finalidade de contribuir para a efetividade de políticas públicas, apoiando iniciativas de abastecimento e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) por meio da arrecadação e doação de alimentos. Com as atividades, mais de 880 famílias foram beneficiadas e mais de 14 toneladas de alimentos doados em média, por mês, nas cidades de Rosário do Catete (SE) e Uberaba (MG).
 
Edital da Água
Valorizar e incentivar boas práticas de gestão de recursos hídricos, apoiando projetos desenvolvidos por organizações sociais e instituições de ensino superior e de pesquisa, estão entre os objetivos do Edital da Água, programa promovido desde 2019. O projeto contabiliza mais de 750 pessoas beneficiadas, 105 nascentes recuperadas e mais de 7 mil capacitações em tecnologias sociais e em práticas ambientais desenvolvidas.
 
Educa
O programa Educa atua diretamente na promoção da educação infantil por meio do incentivo à leitura e alfabetização, com qualificação de educadores. Também contribui com a construção de Salas do Conhecimento, acesso ao ambiente digital e reorganização dos espaços escolares, mediante reformas e construções junto a parceiros do poder público. 
Até o momento os municípios contemplados com as salas do conhecimento   são Candeias (BA), São Luís (MA), Rondonópolis (MT), Uberaba (MG), Tapira (MG) e Ouvidor (GO). Em 2023, a iniciativa atendeu mais de 450 alunos, construiu uma escola e capacitou mais de 40 professores com 150 horas de formação. Além disso, Educação Inclusiva vem proporcionando formação profissional para pessoas com deficiência com foco na inclusão no mercado de trabalho. Os cursos são desenvolvidos em parcerias com o Sistema S. 
 
Empreendedorismo Social
Como forma de empoderar as comunidades locais, o Instituto Mosaic investe na gestão eficiente e organizada pelo aprimoramento da visão de um modelo de negócio para as cooperativas. Em 2023, o projeto atendeu, em Cajati (SP) e Paranaguá (PR), três cooperativas de coleta e triagem de resíduos, impactando diretamente no desenvolvimento dessas organizações. No total, 39 cooperados foram beneficiados pelas ações.
 
Voluntários Mosaic
O Instituto Mosaic também mantém seu Programa de Voluntariado, que tem como objetivo promover atividades de engajamento de pessoas em causas sociais, sempre com foco em promover o desenvolvimento das localidades. No último ano, estiveram envolvidos nas ações milhares de voluntários que realizaram 223 ações, dedicando mais de 2 mil horas na construção de ações e atividades com diversos públicos, alcançando 300 instituições e mais 88 mil pessoas. 
 
O relatório completo pode ser conferido nessa página.