Produtos Mosaic ensacados

Índice de Poder de Compra de Fertilizante continua favorável ao agricultor

5 de Junho de 2023

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de maio fechou em 0,99, ante 0,96 de abril. O cenário continua favorável para o agricultor, permitindo uma boa relação de troca, ou seja, revela boa rentabilidade para o produtor rural.
O resultado do IPCF deste mês é um reflexo da queda no preço das commodities (-5.2%), puxada pela queda no milho (cerca de 19%) e da soja (cerca de 7%) em função de três principais fatores: a expectativa para a safrinha brasileira que deve trazer um volume recorde para o mercado; as perspectivas em  relação às safras americana de milho e soja que começou a ser plantada e conta com boas previsões climáticas; e a renovação do acordo de exportação do corredor de exportação no Mar Negro, que permite que a Ucrânia escoe sua safra de milho. O preço dos fertilizantes também apresentou uma queda média de 8%.
O momento é de planejamento de compras de insumos pelo produtor rural que visa evitar enfrentar os atrasos que podem ser causados por sobrecargas logísticas.
 


Entendendo o IPCF
O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.
 
Metodologia
*A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA.
**O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Urea e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes.
***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita).
****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão.
*****Dados referentes a maio/2023.