Índice evidencia momento oportuno para compra de fertilizantes.

17 de Outubro de 2023
O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de setembro fechou em 1, patamar melhor que o avaliado no mesmo período do ano anterior, que teve registro de 1,40, o que evidencia o momento oportuno para investimento pelo produtor rural. Os fosfatados foram os que tiveram os maiores aumentos quando comparados ao mês anterior, alta destacada pela demanda das principais geografias, enquanto a oferta continua balanceada e alinhada ao fato de que os preços do Brasil continuam menos atrativos em relação a outras regiões compradoras como Estados Unidos, Europa e Índia. Enquanto isso, os fertilizantes potássicos mantêm o equilíbrio, resultando em um período de estabilidade.
 
Em relação a agosto, houve leve acréscimo do indicador por conta da recuperação média de 2,5% do preço das commodities. O valor foi puxado pela cana-de-açúcar, com aumento de aproximadamente 6%. Enquanto os preços da soja e do algodão caíram cerca de 1%, os do milho se mantiveram estáveis no nono mês do ano. Notícias sobre um possível embargo indiano na exportação de açúcar e dúvidas sobre como será o clima na colheita brasileira pressionaram o preço dessa commodity. Na soja e no milho, observa-se o mesmo cenário verificado nos meses anteriores, de muita oferta dos grãos proveniente dos Estados Unidos e do Brasil. 
 
A colheita americana e o plantio da safra brasileira têm chamado a atenção do mercado. A safra americana não está apresentando uma colheita tão rápida quanto o esperado, e os plantios brasileiros enfrentam demora devido à falta de chuva, o que tem impactado os preços das commodities. 
 
Outro dado que compõe o IPCF, o câmbio, esteve praticamente estável no mês com leves flutuações em reação aos números internacionais e aversão ao risco pelo mercado. Durante o período, houve variação do preço do dólar com alta de 1%.
 
 
 
Entendendo o IPCF 
O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor a relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão. 
 
Metodologia 
*A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA. 
**O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Uréia e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes. 
***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita). 
****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão. 
*****Dados referentes a setembro/2023.