Mosaic Fertilizantes

“Sala do Conhecimento” amplia as possibilidades de aprendizagem em escola municipal de Tapira

PROJETO DO INSTITUTO MOSAIC ESTIMULA O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES, PROPONDO QUE SEJAM AGENTES DE SEU PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO.
20 de Outubro de 2022

Proporcionar o contato de crianças e adolescentes com os livros, materiais educativos e recursos tecnológicos, auxiliando em seu processo de aprendizagem, é um dos propósitos da “Sala do Conhecimento”, um espaço de atividades interativas, entregue hoje, 18 de outubro, à Escola Municipal Paolla Carolina de Melo, em Tapira (MG), pelo Instituto Mosaic, responsável pelas ações sociais da Mosaic Fertilizantes.
“Acreditamos que a educação é um dos pilares fundamentais para construirmos um futuro sustentável. Por isso, temos o compromisso de viabilizar projetos que promovam o desenvolvimento social nas comunidades onde atuamos. Com esse novo espaço oferecido à comunidade escolar, queremos apoiar a educação básica, possibilitando novos recursos pedagógicos em um ambiente convidativo a aprendizagem”, explica Paulo Eduardo Batista, diretor-executivo do Instituto Mosaic. 
Por meio da Sala de Conhecimento, cerca de 270 alunos do Ensino Fundamental II passam a ter acesso a um espaço socioambiental de convivência com livros e jogos interativos, ferramentas que podem potencializar o ensino. Os alunos envolvidos com o projeto participaram de oficinas de incentivo à leitura, resultando na formação de grupos multiplicadores que visitarão creches e outras escolas da rede pública com contação de histórias, de forma itinerante.
Equipamentos eletrônicos, como computadores, tablets e projetores também foram instalados para propiciar atividades tecnológicas educativas. Junto à Secretaria Municipal de Educação de Tapira, por meio do parceiro local "Corrente do Bem", haverá capacitação para que os alunos também possam utilizar sozinhos os equipamentos tecnológicos. A turma piloto começa esse ano e, em 2023, toda a escola será contemplada. 



O projeto também estimula o protagonismo dos estudantes, propondo que sejam agentes de seu próprio desenvolvimento, a partir de novas habilidades adquiridas pela leitura como senso crítico, criatividade, memória e atenção. São diversas as atividades desenvolvidas, mas tudo parte de uma sensibilização feita com os professores, que contempla desde educação socioemocional, inteligência emocional e socialização pós-pandemia, até sobre o poder da leitura e atividades em grupo.
“A nossa gestão prioriza a educação básica tanto que nosso município investe, além da verba do FUNDEB, recursos próprios para que todo tapirense tenha acesso à educação de qualidade, já que essa é a única garantia de que teremos bons profissionais no futuro. É importante salientar que toda essa base deve ser construída no pilar da leitura. Estamos sempre abertos a parcerias como esta e ressaltamos que nosso governo é simpático ao trabalho do Instituto Mosaic para que o diálogo dê outros frutos além da Sala de Leitura da Escola Municipal Paolla Carolina de Melo”, afirma Maura Assunção de Melo Pontes, prefeita municipal de Tapira.


Programa EDUCA
A nova sala de leitura chamada “Sala do Conhecimento” faz parte do Programa EDUCA, que atua na promoção da educação infantil, viabilizando o incentivo à leitura, a qualificação dos educadores e a reorganização dos espaços escolares. 
Nos ciclos de 2020 e 2021, o programa alcançou os municípios de Tapira (MG), Candeias (BA) e São Luís (MA), capacitando 290 educadores, em um total de 361 horas de formação.