horta mg

10 mil alunos de Uberaba são beneficiados por hortas acessíveis e sensoriais em 20 escolas da rede pública.

INICIATIVA INCLUSIVA FOI ENTREGUE À COMUNIDADE ESCOLAR PELO INSTITUTO MOSAIC E CONTRIBUI PARA NOVAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
16 de Novembro de 2023

Uberaba, 16 de novembro de 2023 - O Programa AlimentAção desenvolvido pelo Instituto Mosaic, responsável pelos projetos sociais da Mosaic Fertilizantes, inaugura 10 hortas sensoriais em Uberaba (MG), em 10 escolas da rede pública do município. Em dezembro, mais cinco hortas serão entregues, o que irá totalizar 16 hortas entregues do ano passado até o final de 2023, sendo que uma delas já havia sido entregue no ano passado. Em 2024, mais quatro serão entregues o que completará 20 hortas dentro do programa, beneficiando mais de 700 educadores e 10 mil alunos de 20 escolas. 
A inauguração das hortas foi realizada nesta quinta-feira (16/11) no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Marília Barbosa Pacheco Silva, contando com a presença de autoridades do poder público local, diretores e coordenadores das escolas beneficiadas e executivos da Mosaic Fertilizantes.
A iniciativa promove educação alimentar, oferecendo aos alunos a oportunidade de colocar em prática por meio das hortas os aprendizados adquiridos em sala de aula.  O novo espaço também será utilizado por qualquer outra matéria escolar, tornando-se ferramenta importante no ensino interdisciplinar. Além disso, os alimentos produzidos nas hortas complementam a merenda escolar.
“As hortas materializam a nossa missão primordial que é produzir alimentos para o mundo. A iniciativa promove alimentação de qualidade para estudantes em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento e nutrição das crianças ao incluir esses alimentos à merenda escolar. Tudo isso está alinhado a promoção de educação multidisciplinar por meio de um ambiente adaptado para acolher também pessoas com deficiência”, afirma Adriana Alencar, presidente do Instituto Mosaic.
O programa AlimentAção foi responsável pela entrega, somente no ano passado, de 19 hortas convencionais e 17 sensoriais, além de três viveiros de mudas, em Goiás, Minas Gerais e Sergipe, estados em que a Mosaic Fertilizantes opera. Até dezembro deste ano, a previsão é que outras cinco hortas sensoriais sejam entregues em Uberaba.
“Ao desenvolver as nossas ações, temos como ponto central beneficiar a comunidade, propondo inciativas que gerem maior impacto positivo. Em Uberaba, entregaremos até o final do ano 16 hortas capazes de promover educação alimentar, qualidade no aprendizado dos alunos e inclusão de crianças com deficiência”, explica Paulo Eduardo Batista, diretor-executivo do Instituto Mosaic.
Nas localidades onde o projeto já foi implementado é possível perceber resultados positivos de inclusão e acolhimento, especialmente, de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e melhora do comportamento de alunos em geral. A partir do projeto foram criados grupos de alunos, denominados Amigos da Horta, responsáveis pelos cuidados com o espaço. A iniciativa também influenciou na escolha profissional de alguns estudantes.
“Temos muito a agradecer à Mosaic Fertilizantes pela parceria nesse projeto da horta sensorial, uma ferramenta muito importante para promover a inclusão de crianças com deficiência. Enquanto uma estratégia didático-pedagógica possibilitará trabalhar os cinco sentidos, além de estimular as habilidades dos alunos. Por outro lado, o projeto incentiva a alimentação saudável e sustentável. É uma ação que tem o poder de transformar a vida das pessoas, proporcionando experiências ligadas à alimentação de qualidade e, principalmente, a inclusão”, afirmou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.
As estruturas das hortas contam com canteiros com ervas medicinais e hortaliças, árvores frutíferas, espaço para composteira, bancos e lousa compondo um espaço de sala de aula ao ar livre. As culturas estão distribuídas de forma a promover experiências e aguçar os sentidos - estímulos gustativo, olfativo, tátil, visual e auditivo.
A infraestrutura é totalmente adaptada e acessível, com canteiros de diferentes alturas e espaço de circulação para manobra das cadeiras de rodas. O projeto contempla ainda recursos de acessibilidade, como mapa tátil, especificando as culturas e a localização dos canteiros na horta; piso tátil drenante para fácil locomoção; placas de tipografia adequada, fonte ampliada e conteúdo em Braile. 
“As hortas se transformam em espaços que são trabalhados sob diferentes abordagens contempladas pelo projeto pedagógico das unidades escolares. Todo o processo que vai do plantio ao cultivo, quando acompanhado pelos alunos, também permite que eles descubram novos alimentos e adquiram uma alimentação mais saudável, multiplicando conhecimento e novos hábitos também em casa com seus familiares”, explicou Celso Neto, secretário de Educação de Uberaba.

Lista de escolas beneficiadas:
1 – E. M. NORMA SUELI BORGES
2 – E. M. MADRE MARIA GEORGINA
3 – CEMEI PROF. JOÃO WILSON DE FREITAS
4 – CEMEI VOVÓ TIANA
5 – CEMEI PROFª. MARÍLIA BARBOSA PACHECO SILVA
6 – E. M. URBANA FREI EUGÊNIO
7 – E. M. CELINA SOARES DE PAIVA
8 – E. M. GASTÃO MESQUITA FILHO
9 – E. M. PROF. ANÍZIO TEIXEIRA
10 – E.M. PROFª ESTHER LIMÍRIO BRIGAGÃO 

Programa AlimentAção
As novas hortas fazem parte do Programa AlimentAção, que propõe uma experiência educativa e nutricional de valorização da alimentação saudável e sustentável. Para isso, alia informação, capacitação e iniciativas de acesso a alimentos produzidos localmente, ora nas hortas escolares, ora apoiada pela Agricultura Familiar da região, revertendo em ganhos para todos.