ADM, Grão Direto e Mosaic apresentam Programa Sucessores em Ação.
Nesta semana, a ADM, Grão Direto e Mosaic realizaram um evento com filhos de produtores para discutir as operações da ADM, o mercado de grãos e insumos, a plataforma digital de comercialização de grãos Clicou Fechou e conhecer a logística do terminal de Santos da ADM, empresa de comercialização de grãos, insumos, nutrição humana e animal. Essa ação marcou o início do Programa Sucessores em Ação, que visa manter um diálogo aberto e transparente entre as gerações e a preparação dos futuros produtores, cruciais para o sucesso da sucessão familiar.
A sucessão familiar no agronegócio é um tema de grande relevância no país, onde 77% dos estabelecimentos agrícolas são familiares, segundo dados do SEBRAE. Nas regiões Sul e Norte, quase 40% do valor total da produção agro vem de empresas familiares. No entanto, a continuidade dessas empresas enfrenta desafios significativos. De acordo com o IBGE, 70% dessas empresas não sobrevivem à geração do criador e apenas 5% chegam à terceira geração. Os números destacam a importância de um planejamento adequado para garantir a continuidade dos negócios familiares.
Diante desse cenário, ADM, Grão Direto e Mosaic se uniram para a criação do programa Sucessores em Ação, que tem como objetivo principal a organização do diálogo contínuo e transparente entre as gerações de produtores rurais. A iniciativa busca preparar os filhos de produtores para assumirem as responsabilidades e desafios do agronegócio, garantindo a continuidade e a sustentabilidade das operações familiares.
Raphael Costa, diretor de originação e insumos da ADM, afirma que ao proporcionar experiências práticas e educativas, como visitas às operações logísticas e discussões sobre o mercado de grãos, o Sucessores em Ação fortalece o engajamento e a colaboração dentro e fora das porteiras, assegurando um futuro promissor para o agronegócio brasileiro. “A ADM acredita firmemente que a sucessão familiar é o caminho para o sucesso a longo prazo, garantindo a continuidade dos negócios e a preservação dos valores e do legado familiar. Estamos comprometidos em apoiar os produtores em todas as etapas do processo de sucessão, fornecendo recursos e expertise necessários para uma transição bem-sucedida e sustentável”, explica Costa.
Para a Grão Direto, plataforma de comercialização digital de grãos, a sucessão familiar oferece uma oportunidade única para incorporar novas ideias e tecnologias, promovendo a inovação e a modernização das operações agrícolas. “A digitalização está cada vez mais presente no dia a dia dos produtores, e os sucessores são parte importante disso, por serem mais adeptos à inovação, eles incentivam a adoção de novas tecnologias,” destaca Maria Cecília Bernardes Borge, líder de engajamento de vendedores na Grão Direto.
Segundo Gabriel Gimeno, diretor Comercial da Mosaic, “investir na preparação e no planejamento da sucessão familiar é fundamental para uma transição suave e bem-sucedida, assegurando que os sucessores estejam prontos para assumir responsabilidades e liderar com eficácia”, comenta Gimeno.
Raphael Costa ainda afirma que a sucessão familiar é um processo que requer parcerias confiáveis para garantir o sucesso dos negócios agrícolas. “Contar com aliados estratégicos é fundamental nessa jornada. A ADM se posiciona como uma parceira dos produtores, oferecendo suporte contínuo e soluções inovadoras que impulsionam o crescimento e a sustentabilidade das operações agrícolas e agora, nos juntamos a outras duas grandes parceiras para estruturar um programa que seja benéfico para os produtores, sucessores e meio ambiente", finaliza.
O Futuro da Sucessão Familiar
Segundo a EMBRAPA, estima-se que cerca de 40% dos produtores rurais deverão deixar de atuar nas atividades até 2030. Para Vinicius Maeda Macial, estudante de agronomia na Universidade Federal de Lavras e sucessor de fazendas de grãos no sul de Minas Gerais, esse movimento de aproximar os filhos de produtores com a sucessão é muito importante para o futuro das empresas. “Comecei a estudar agronomia pois acompanhei meu pai desde pequeno e passei a gostar do ofício, aconteceu naturalmente. Essa oportunidade que a ADM, Grão Direto e Mosaic estão nos dando é muito importante para nossa formação,” afirma.
Bruno Ashidani Buabud, produtor rural e agrônomo há dois anos, faz parte da terceira geração de sua família no agronegócio. Seu avô iniciou os negócios no sul de Minas Gerais com a plantação de batatas e, após seus pais assumirem o legado, a empresa familiar migrou para o cultivo de grãos cerealistas e sementes. “Fui criado no campo, sempre gostei. Como acompanhei todo o processo de aplicação de novas tecnologias percebo como elas são benéficas para minimizar custos, aumentar receita e garantir mais agilidade nos processos. Essa aproximação que o programa Sucessores do Agro é muito importante para a criação de parcerias duradouras e confiáveis, diminuindo burocracias, aumentando o contato entre produtores e empresas e me apoiando na preparação para continuar o legado da minha família,” conclui.