Acesso a saneamento básico rural, educação acessível e alimentação são foco de projetos apoiados pela Mosaic em Catalão.
Com o apoio da Mosaic, que financia projetos de gestão de recursos hídricos em comunidades próximas às suas operações, foi inaugurada em fevereiro uma Horta Sensorial Medicinal. Esta iniciativa, liderada pela Associação Arena B13, beneficiará cerca de 250 famílias atendidas pela instituição. No mesmo período, foram entregues unidades sanitárias familiares, produzidas no projeto Fossas Ecológicas, realizado em parceria com a empresa CIMCOP e executado pela ONG CerVivo, garantindo acesso ao saneamento básico a dezenas pessoas da zona rural de Catalão e Ouvidor.
“Essas iniciativas não apenas melhoram a qualidade de vida das comunidades, mas também ressaltam a importância da gestão eficiente dos recursos hídricos e da produção de alimentos de forma sustentável. A Mosaic reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e ambiental, celebrando a concretização dessas importantes entregas em Catalão”, afirma Paulo Eduardo, Diretor de Public Affairs e Governo da Mosaic.
Horta Sensorial Medicinal
No ano passado, a Mosaic, através do Edital da Água, passou a priorizar projetos que, além da gestão dos recursos hídricos, também promovem a produção de alimentos de forma sustentável, com um enfoque especial na primeira infância. Em linha com essas novidades, a Associação Arena B13, que oferece atividades de esporte, música e lazer para 270 crianças, desenvolveu uma horta acessível a pessoas com deficiência e com produção de plantas medicinais.
O projeto é uma extensão e adaptação de uma horta contemplada na mesma instituição no ano anterior. Com o uso de um sistema de reuso de água de chuva para irrigação, as hortas já produziram mais de 500 kg de alimentos, que foram doados a cerca de 900 pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela instituição.
Com a inauguração da Horta Sensorial Medicinal, a Associação Arena B13 abre o espaço para visitação de toda a comunidade de Catalão, especialmente para instituições que trabalham com pessoas com deficiência, potencializando a atuação em diversidade e inclusão, também incentivada nos projetos sociais da Mosaic.
Fossas Ecológicas
O saneamento básico é um desafio crítico, especialmente no meio rural. Sem infraestrutura adequada, comunidades enfrentam riscos à saúde e contaminação dos recursos hídricos. Superar essa lacuna é essencial para garantir saúde, qualidade de vida e preservação ambiental. Promover a capacitação de comunidades em saneamento básico rural é uma importante iniciativa para transformar essa realidade. Por isso, a Mosaic, em conjunto com a CIMCOP, apoia a ONG CerVivo na implementação de fossas ecológicas, uma tecnologia social sustentável de coleta e tratamento de esgoto doméstico, através do reaproveitamento de materiais. O princípio é proporcionar um sistema onde ocorra naturalmente a decomposição do efluente sanitário, restando água e nutrientes que serão utilizados pelas plantas e evaporados a partir de sua transpiração.
A entrega oficial do projeto em Catalão aconteceu em fevereiro e reuniu representantes da Mosaic, da ONG CerVivo, da empresa parceira CIMCOP e moradores das comunidades atendidas.
Essas ações fazem parte do nosso compromisso em transformar as comunidades em que atuamos, conectando parcerias estratégicas às soluções para necessidades locais. Com foco no desenvolvimento sustentável, construímos caminhos para um futuro com mais oportunidades e igualdade, fazendo a diferença onde mais importa: na vida das pessoas.