algodão

Algodão nacional tem altas de produtividade e qualidade com uso de insumo tecnológico

SOLUÇÃO DA MOSAIC FERTILIZANTES AUMENTA A EFICIÊNCIA DA ABSORÇÃO DE NUTRIENTES, LEVANDO AS PLANTAS A ATINGIR TODO POTENCIAL PRODUTIVO
9 de Janeiro de 2023
Mais um resultado positivo de produtividade foi obtido a campo, agora na Fazenda São Francisco, localizada em Barreiras (BA), que apontou para incrementos de 13 arrobas por hectare de algodão com uso MicroEssentials em comparação com o manejo padrão da lavoura. O fertilizante possui a tecnologia patenteada Fusion, criada para aumentar a eficiência da absorção de nutrientes durante todo o ciclo da cultura, o que leva as plantas a atingir todo o potencial produtivo. A solução é da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores empresas em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados.
 “A formulação proporciona resultados diferenciados por conter uma completa e balanceada nutrição, do plantio à colheita. Estamos falando de uma solução de alta tecnologia, com grânulos de qualidade física superior e com alta concentração de nutrientes”, afirma Rogério Medeiros, gerente de Culturas da Mosaic Fertilizantes.
O MicroEssentials possui diversos benefícios, com destaque para qualidade física e alta concentração de nutrientes, que favorecem a uniformidade de aplicação e o plantio mais rápido, o que gera maior rendimento operacional e maximiza a janela de plantio da cultura. Um único grânulo de MicroEssentials possui Nitrogênio, Fósforo e Enxofre, sendo este último essencialmente importante durante todo o ciclo das plantações de algodão. Enquanto a maioria dos fertilizantes do mercado possui Sulfato ou Enxofre elementar em sua formulação, a solução da Mosaic Fertilizantes possui o elemento em ambas as formas para que a lavoura tenha fornecimento imediato e gradual, durante todo o ciclo do algodão. 
“A cotonicultura tem uma demanda por plantas vigorosas e fibra de alta qualidade, e o Enxofre é essencial para isso, uma vez que possui uma interação direta para melhorar o metabolismo do Nitrogênio e otimizar o aproveitamento da adubação do Fósforo. Ele atua também nos processos metabólicos de crescimento da planta e em funções relacionadas à qualidade da lavoura”, explica Medeiros.
A disponibilidade de nutrientes logo no início da cultura é fundamental, pois é quando o potencial produtivo é definido. O Nitrogênio Amoniacal e o Fósforo de alta solubilidade e disponibilidade também compõem a fórmula de MicroEssentials. O primeiro é essencial na produção de clorofila e se distribui ao longo de todo o crescimento da planta, garantindo folhas verdes mais saudáveis. Já o Fósforo é responsável pelo rápido arranque inicial, desenvolvimento de raízes e essencial para altas produtividades.
Além da maior qualidade das lavouras, fertilizantes de alta tecnologia geram incrementos de produtividade que contribuem para a sustentabilidade ambiental da cotonicultura. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a previsão é de alcançar 2,946 milhões de toneladas de pluma na safra 2022/23, um avanço de 18% em relação ao ciclo anterior, enquanto a área de plantio crescerá apenas 1,3%. “Quando o agricultor realiza o manejo adequado para as suas condições, proporcionando uma adubação balanceada de alto potencial, a necessidade de abertura de novas áreas reduzirá devido aos incrementos de produtividade”, conclui o gerente da Mosaic Fertilizantes.