céu

Casa dos Ventos e Mosaic Fertilizantes celebram acordo para produção de energia eólica

17 de Novembro de 2022
A Casa dos Ventos, empresa brasileira de energias renováveis, e a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfato e potássio combinados do mundo, que atua da mina ao campo, ajudando o mundo a produzir os alimentos de que precisa, assinaram acordo comercial para o fornecimento de 30 MWm energia eólica por 14 anos, a partir de 2026. Essa energia virá do Complexo Eólico Umari, no Rio Grande do Norte.
Com a parceria no Complexo Eólico Umari, a Mosaic Fertilizantes poderá se tornar autoprodutora de energia limpa. O projeto suprirá 30% das necessidades de energia contratadas pela empresa no grid de 2026 a 2039. A parceria aguarda aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
A Mosaic Fertilizantes é a primeira empresa de fertilizantes do Brasil a fazer um investimento em aquisição de energia eólica com a possibilidade de se tornar autoprodutora. O projeto faz parte da estratégia da empresa para se tornar Net Zero até 2040, cumprindo o escopo 1 desse objetivo, que diz respeito a eliminar as emissões provenientes das atividades produtivas da empresa, das quais ela é diretamente responsável; e também o escopo 2, referente à eletricidade utilizada em seus processos produtivos – neste escopo, a Mosaic vai garantir a redução de cerca de 30% (24,5 mil toneladas) do total de emissões atmosféricas da empresa. “Essa parceria é mais uma demonstração da consistência de nossa estratégia de negócios alinhada ao compromisso ESG. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para limitar os impactos da mudança climática”, afirma Corrine Ricard, presidente da empresa.
“Estamos orgulhosos em representar o setor de fertilizantes nesta iniciativa pioneira liderada pelas duas empresas, que representa a transformação pela qual o nosso negócio está passando e reforça o desenvolvimento em direção a soluções de energia mais sustentáveis”, comenta Felipe Klemperer, vice-presidente de Transformação e Procurement da Mosaic Fertilizantes.
A Casa dos Ventos deu início à construção do Complexo Eólico Umari no ano passado. O projeto fica localizado entre os municípios Monte das Gameleiras, São José do Campestre, Serra de São Bento e Lagoa D'anta. O complexo terá 45 aerogeradores e potência total de 202,5 MW, com capacidade de evitar a emissão anual de aproximadamente de 405 mil toneladas de CO2 equivalentes na atmosfera
"Com Umari, ampliamos nosso portfólio para oferecer cada vez mais energia limpa e competitiva para clientes de diversos segmentos.  Estamos honrados em apoiar a Mosaic em uma jornada de sustentabilidade protagonista em seu setor. A produção de fertilizantes é de grande importância para o Brasil e sua transição energética fundamental para atingirmos uma economia de baixo carbono.”, aponta Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos. Foi justamente com o objetivo de ter um insumo mais limpo para alimentar suas atividades que a Mosaic se tornou parceira da Casa dos Ventos. 
A Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) coloca a substituição da geração fóssil por fontes renováveis, a eletrificação e a eficiência energética como fundamentais para que a comunidade global atinja as metas de descarbonização previstas em tratados internacionais. “Por essa razão, a procura por suprimento energético renovável tem sido cada vez maior; além do viés de sustentabilidade, o fornecimento direto, proveniente de projetos de qualidade gera ganho econômico e segurança de suprimento para os consumidores.”, diz Araripe.