Colheita de batata pode ter incremento de mais de 380 sacas por hectare

COM ADUBAÇÃO QUE ATENDE ÀS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DA CULTURA, AUMENTO DE PRODUTIVIDADE GERA MAIOR RENTABILIDADE AOS AGRICULTORES
4 de Novembro de 2022
Um trabalho realizado pela Mosaic Fertilizantes, uma das maiores empresas em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados, no Instituto de Pesquisa Agrícola do Cerrado (IPACER) demonstrou ganhos de produtividade em lavouras de batata, em Rio Paranaíba (MG), com a aplicação do adubo Performa HF, desenvolvido para lavouras de frutas, legumes e verduras. A colheita registrou um incremento de 382 sacas por hectare (sc/ha) em comparação à colheita realizada na área que recebeu o tratamento de solo habitualmente utilizado pelos agricultores; considerando sacas de 60 de quilos. No primeiro caso, foram contabilizadas 51,1 toneladas por hectare (ton/ha) e, no segundo, 32 ton/ha.
“Conforme aumenta a expectativa de produtividade nas lavouras, a demanda por nutrição equilibrada também aumenta; e a fórmula exclusiva de Performa HF oferta elementos para atender às necessidades das lavouras. Com esse expressivo resultado de incremento no volume da colheita, os produtores de batata passam a ter excelentes ganhos de rentabilidade”, afirma Fernando Guerra, gerente de Cultura HF da Mosaic Fertilizantes.
O resultado se deve ao manejo realizado com adubação equilibrada. Contendo em sua formulação macro e micronutrientes em concentrações ideais para atender às mais variadas culturas de hortifrúti, “A solução nutricional da Mosaic Fertilizantes tem o diferencial do equilíbrio e sinergia entre os nutrientes e uniformidade granulométrica, proporcionando alto rendimento operacional e distribuição eficaz em campo”, diz Guerra.
A presença de Fósforo e Magnésio de alta eficiência e solubilidade, com disponibilidade imediata e gradual de Boro e Enxofre e suprimento de Potássio com menor aporte de Cloro, fornecem nutrição equilibrada e na quantidade adequada durante todo o ciclo da cultura. Como resultado dessa nutrição superior, as plantas apresentam melhor enraizamento e arranque inicial, melhor desenvolvimento vegetativo, aumento no ‘pegamento’ da florada e preservação da microbiota do solo, proporcionando lavouras mais vigorosas e produtivas. “A adubação multinutrientes também proporciona mais resistência às condições climáticas adversas como falta de chuvas e altas temperaturas. Sendo assim, as perdas em produtividade são expressivamente menores”, explica Guerra.