Com incentivo financeiro privado, associação leva saneamento básico para comunidades rurais de Patrocínio
Nos últimos quatro anos, a Associação Cerrado Vivo (CerVivo), de Patrocínio (MG), levou tecnologia de coleta e tratamento de esgoto doméstico para mais de 30 famílias de comunidades rurais. Contemplada pelo quinto ano seguinte pelo Edital da Água, inciativa do Instituto Mosaic, a entidade vai receber um novo aporte de até R$ 45, expandindo a atuação para oito novas comunidades, com capacitação de mais 24 pessoas.
O projeto da CerVivo implanta fossas sépticas TEVAP, um sistema de coleta e tratamento de esgoto doméstico simplificado e de baixo custo, em zonas rurais onde até então não havia acesso ao serviço. Por isso, a cada edital a proposta continua entre as vencedoras permitindo a realização melhorias no projeto, inclusão de mais comunidades e difusão de conhecimentos sobre a implantação da tecnologia social para mais pessoas.
Letícia Pereira, diretora-executiva da associação, conta que a proposta foi pensada em 2019, a partir de reuniões com a comunidade CDC Córrego Feio, que identificaram a inexistência de um sistema de coleta e tratamento de esgoto doméstico no local. “Para que pudéssemos auxiliar de alguma forma na resolução desta problemática, a CerVivo delineou um projeto para capacitar esta comunidade rural na implementação individual de coleta e tratamento de esgoto sanitário, que desse independência e empoderamento aos moradores”, explica.
Com a difusão da tecnologia, maior qualidade de vida e educação sanitária alcançam mais pessoas da zona rural da cidade mineira, gerando resultados na elevação da saúde da população e da proteção da sub-bacia do Ribeirão Salitre. “A cada ano, o incentivo doado pelo Instituto nos possibilita desenvolver novas características de melhoramento do projeto, tornando-o cada vez mais conhecido, ativo e eficiente dentro das comunidades”, afirma Letícia.
Edital da Água 2023
Responsável pela estratégia de desenvolvimento social da Mosaic Fertilizantes, o Instituto Mosaic anunciou os 15 projetos, espalhados por nove Estados, selecionados na quinta edição do Edital da Água, para desenvolverem iniciativas de gestão e preservação de recursos hídricos, garantindo água, saneamento básico e produção de alimentos nas regiões de atuação da empresa no Brasil.
As iniciativas inscritas foram analisadas de acordo com o regulamento divulgado e escolhidas por um júri formado por conselheiros do Instituto Mosaic e profissionais especialistas da área. Neste ano, o Edital da Água priorizou projetos focados na produção de alimentos, além daqueles voltados para a promoção da Diversidade e da Inclusão. “Estamos confiantes que essas iniciativas trarão bons exemplos e muitos ganhos para a sociedade, principalmente por terem sido pensadas e planejadas por pessoas que entendem a realidade ou fazem parte da comunidade na qual a solução será implantada”, destaca Paulo Eduardo Batista, diretor-executivo do Instituto Mosaic.
A formalização das doações acontecerá até o final de julho, sendo que cada projeto receberá até R$ 45 mil durante a implementação da proposta. Os projetos serão acompanhados durante um ano, sendo que os selecionados desta edição começam a ser executados em julho.
O Edital da Água tem o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) como parceiro técnico e responsável pela gestão. Desde sua criação, em 2019, o programa já beneficiou 51 projetos e quase 6 mil pessoas diretamente.