Horta Ouvidor

Escola municipal de Ouvidor recebe horta sensorial acessível para estudantes com deficiência

INICIATIVA INCLUSIVA FOI ENTREGUE À COMUNIDADE ESCOLAR PELO INSTITUTO MOSAIC E CONTRIBUI PARA NOVAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM SOBRE BOA ALIMENTAÇÃO
17 de Novembro de 2022

Com 620 alunos, a Escola Municipal Professora Ediene da Silva Dias, em Ouvidor (GO), agora conta com uma horta sensorial acessível que contribui para a inclusão de estudantes com deficiência no processo de aprendizagem e sensibilizar as crianças sobre a importância da alimentação saudável. 
A estrutura foi entregue pelo Instituto Mosaic, responsável pelas ações sociais da Mosaic Fertilizantes. Essa é a primeira horta sensorial acessível da cidade. “Quando desenvolvemos nossas ações, trabalhamos ao lado da comunidade para pensar nas inciativas que podem gerar o maior impacto positivo. Com a Secretaria de Educação de Ouvidor selecionamos uma unidade de ensino com um plano educacional voltado para crianças com deficiência e fosse localizada em uma comunidade socialmente vulnerável, para que a horta significasse um instrumento de aprendizagem”, explica Paulo Eduardo Batista, diretor-executivo do Instituto Mosaic.
A horta tem canteiros com ervas medicinais e hortaliças, árvores frutíferas, um pequeno viveiro de mudas, espaço para composteira, bancos e lousa compondo um espaço uma sala de aula ao ar livre. As culturas estão distribuídas de forma a promover experiências e aguçar os sentidos - estímulos gustativo, olfativo, tátil, visual e auditivo.
A infraestrutura é adaptada e acessível, com canteiros de diferentes alturas e espaço de circulação para manobra das cadeiras de rodas. O projeto, desenvolvido em parceria técnica com o Instituto Movere, contempla ainda recursos de acessibilidade, como mapa tátil, especificando as culturas e a localização dos canteiros na horta; piso tátil drenante para fácil locomoção; placas de tipografia adequada, fonte ampliada e conteúdo em Braile. 
Além de ser ferramenta pedagógica sobre boa alimentação, a horta vai possibilitar a diversificação dos alimentos na merenda escolar. “Sabemos da importância da alimentação no crescimento e desenvolvimento das crianças, mas também há ganhos consideráveis de aprendizados quando estimulados uma nutrição adequada e variada”, afirma Batista.
“As professoras pegaram ideias das formações e levaram à sala de aula. A horta é de grande valor, pois permite que se trabalhe o tema da alimentação saudável e agricultura, nos processos de colheita e plantio com nossos alunos, além dos quatro sentidos, abrangendo toda comunidade escolar e incluindo os alunos com deficiência”, afirma  a diretora da escola Débora Jacob Neto Barbosa.
 

Programa AlimentAção
A nova horta faz parte do Programa AlimentAção, que propõe uma experiência educativa e nutricional de valorização da alimentação saudável e sustentável. Para isso, alia informação, capacitação e iniciativas de acesso a alimentos produzidos localmente, ora nas hortas escolares, ora apoiada pela Agricultura Familiar da região, revertendo em ganhos para todos.
Desde 2019, 32 hortas foram implantadas em escolas públicas de Sergipe, Minas Gerais e Goiás. Em 2023, 83 hortas serão entregues em Uberaba. O projeto, que impacta mais de 35 mil pessoas, inclui formação do corpo docente para que se tornem multiplicadores de informações sobre a importância de uma alimentação equilibrada e saudável.