Fertilizante é um dos recursos que levam sojicultores a dobrarem produção
Ao usarem formulações de alta performance, da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores empresas em produção e comercialização de fosfatados e potássio combinados, sojicultores de Itapeva (SP) e Nepomuceno (MG) elevaram a produtividade de suas lavouras em mais de 100% na safra 2022/2023. Os resultados foram confirmados na última edição do Desafio Nacional da Máxima Produtividade de Soja, do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), que teve mais de 6.500 inscritos e realizou cerca de 750 auditorias.
O campeão nacional da categoria Cultivo Irrigado, de Itapeva (SP) colheu 111,75 sacas/hectare (sc/ha) de soja no período. A produtividade média no Estado é de 58,15 sc/ha, enquanto no Brasil é de 57,41 sc/ha, ou seja, o crescimento da produção chegou a até 95%. Na categoria Cultivo Sequeiro, o agricultor de Nepomuceno (MG) teve uma produtividade de 134,46 sc/há, 134% superior à média das lavouras mineiras (60,15 sc/ha) e nacionais (57,41 sc/ha).
Com o objetivo de produzir mais e no mesmo espaço, com o uso de pesquisas, tecnologias e sustentabilidade para alcançar maiores índices de produtividade, o Desafio tornou-se uma fonte de inspiração para os sojicultores do País. Com um completo portfólio de nutrição de plantas e investimentos constantes no desenvolvimento de tecnologias que geram benefícios químicos, físicos e biológicos aos solos e processos produtivos, a Mosaic Fertilizantes auxilia agricultores a alcançarem os máximos potenciais genéticos das culturas.
“Os resultados dos campeões deste ano comprovam que o manejo realizado com dedicação e tecnologia gera solos saudáveis e férteis para altos tetos de produtividades”, afirma Filipe Miranda, gerente de Produtos da empresa. “Em linha com nossa estratégia ESG, as soluções contribuem para a ampliação de sistemas agrícolas mais sustentáveis e adaptados aos cenários de mudanças climáticas e de demanda por alimentos.”
MICROESSENTIALS
Uma das soluções da Mosaic Fertilizantes empregada nos cultivos da soja foi o MicroEssentials, que foi desenvolvido em um processo exclusivo e patenteado pela empresa e conta com a tecnologia Fusion, que aumenta a eficiência da absorção de nutrientes pelas plantas. Essa solução reúne, em um único grânulo, nutrientes decisivos para a produção de soja: Fósforo de alta solubilidade, responsável por fortalecer a raiz e melhorar o desenvolvimento da florada e sementes, e duas formas de Enxofre, que atua na cadeia de proteínas e aminoácidos responsáveis pelo enchimento dos grãos. O Nitrogênio presente na fórmula é essencial na produção de clorofila e se distribui ao longo de todo o ciclo da planta, garantindo folhas verdes mais saudáveis e plantas mais tolerantes a estresses ambientais.
“Os agricultores realmente estão em busca de tecnologias que proporcionam retornos. Nossas pesquisas de 2009 a 2018 em 418 campos demonstrativos, no caso de soja cerrado, e 714 campos demonstrativos, na soja sul, mostraram que áreas adubadas com MicroEssentials tiveram incremento de até 3,2 sacas por hectare na soja, em campos distribuídos nos principais Estados de plantio da cultura. Ao longo do tempo do MicroEssentials temos mais de 40 milhões de hectares tratados”, afirma Miranda.