09/01 paranagua

Fospar recolhe 6 toneladas de resíduos em mutirão contra a dengue em Paranaguá.

AÇÃO FOI REALIZADA PARA LIMPAR O CANAL DO ANHAIA, NAS PROXIMIDADES DO TERMINAL PORTUÁRIO.
15 de Dezembro de 2023
Paranaguá, 28 de dezembro de 2023 – A Fospar, empresa responsável pelo terminal portuário em Paranaguá (PR) e controlada pela Mosaic Fertilizantes, realizou a 14ª edição do Projeto Anhaia Vive, com o objetivo de limpar o Canal do Anhaia, eliminando possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O mutirão, realizado em 15 de dezembro, contou com a participação de cerca de 80 moradores das comunidades Vila Portuária, Vila Guarani e Beira Rio, além das equipes da Fospar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e empresas parceiras Multserv, Acquaplan e Instituto Degraf. Foram recolhidas cerca de 6 toneladas de resíduos, como sacolas plásticas, garrafas pet, compensados de madeira, pneus, resíduos de construção civil, restos de móveis, entre outros.
“É comum o descarte irregular de resíduos na região. Estamos atentos a isso, pois trata-se de uma questão de segurança e saúde pública. Essa mobilização que fizemos pode servir como exemplo e estímulo para toda a comunidade de Paranaguá. Pois, somando esforços, conseguimos atingir um bem comum, que é evitar a propagação da dengue e outras doenças pelo município”, explica Juliano Rezende, gerente geral da Fospar.
O verão se aproxima, e com ele as altas temperaturas e chuvas favorecem a proliferação do mosquito. De acordo com o mais recente boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, no dia 19 de dezembro, das 22 Regionais de Saúde, Paranaguá está entre as cinco com maior número de casos de dengue confirmados, totalizando 363 casos.