4F5Y0023

Funcionários da Mosaic desenvolvem soluções inovadoras para proteger pessoas e o meio ambiente

A MOSAIC RECONHECE EXCELÊNCIA NA REDUÇÃO DE RISCOS
24 de Abril de 2022

Atuar com Responsabilidade é uma das prioridades estratégicas da Mosaic. Nossa abordagem é simples: minimizar riscos e impactos e maximizar valor para nossos diversos stakeholders. Através de nosso Programa de Redução de Riscos, nossos funcionários ajudam a criar um ambiente de trabalho mais seguro e avançar rumo a nossas Metas de DesempenhoAmbiental, Social e de Governança (ESG). De fato, seus esforços demonstram que atuar com responsabilidade não é apenas uma prioridade estratégica para nós, é parte do que somos.  
Em 2021, nossos funcionários concluíram mais de 960 projetos de redução de riscos e alcançaram 138% da meta de redução de riscos, sendo que mais de um quarto dos projetos eram voltados à sustentabilidade. O contínuo engajamento no programa obteve reconhecimento em toda a empresa e resultou em alcançarmos metas de segurança e de redução de riscos, associadas à remuneração total dos funcionários e a planos de incentivos. 
Este ano, comemoramos três projetos de grande impacto de 2021: 
 

Redução de Risco Inovadora 
Os projetos nesta categoria têm impacto sobre toda uma unidade, trazem novas tecnologias para a Mosaic ou usam uma tecnologia existente de uma nova maneira; essa categoria inclui também projetos que eliminam a exposição e riscos a funcionários.


Uberaba, Brasil – Controle de Temperatura de Bombas de Circulação:

Nossa unidade de Uberaba é a maior produtora de ácido fosfórico da América Latina. O time visou aumentar a eficiência e a segurança do processo de produção – especialmente usando a bomba de circulação. Essa grande bomba leva o ácido concentrado até o trocador de calor e o evaporador. Muitas variáveis são monitoradas eletronicamente, incluindo pressão, vibração e velocidade. Contudo, a medição de temperatura ainda era feita manualmente. Se a temperatura fosse muito elevada, a bomba sofreria danos irreversíveis e precisaria ser reposta. A reposição da bomba é cara e exigiria uma parada não programada da planta. O time decidiu implementar um sensor de temperatura infravermelho e sem contato, que permite o monitoramento online da temperatura, para que quaisquer problemas possam ser detectados antecipadamente. Esse sensor desliga o equipamento antes que haja danos, o que reduz os riscos a nossos funcionários, os custos de manutenção e o tempo de inatividade das unidades de concentração.
 

Elevando o Meio Ambiente
Projetos nessa categoria devem representar esforços para ir além das exigências regulatórias, considerando a gestão ambiental. Devem também elevar as metas de sustentabilidade da Mosaic e as Metas de Desempenho ESG da empresa. Isso pode incluir redução de resíduos, consumo energético ou de uso de água, além de conservação da fauna e flora selvagem, entre outros.


Wingate, Flórida – Redução no Uso de Água Doce: 

Uma das Metas de Desempenho ESG da Mosaic é reduzir o uso de água em 20% por tonelada de produto até 2025. Para ajudar a alcançar essa meta, um time englobando diversas funções decidiu converter a estação de lavagem de ácido, deixando de usar água doce e passando a usar água de reuso, visto que a qualidade da água permite essa troca. Desenvolveram também um procedimento operacional padrão para a gestão da qualidade da água nessa unidade – o que reduziu imensamente o volume de água doce necessária. Depois da instalação de uma válvula e de tubulação para aproveitar a água de reuso, a unidade reduziu o seu consumo de água doce em 25% por tonelada de rocha úmida nesse local*, o que é mais de 60% da meta de redução de água doce de cinco anos.
*Em contraste com o ano base de 2015 
 

Impacto na Segurança para as Mãos
Projetos nessa categoria reduzem ou eliminam os riscos de acidentes envolvendo mãos – que representavam um dos maiores índices de acidentes reportáveis na Mosaic. 


Cajati, Brasil – Dispositivo para Remoção de Braçadeiras de Feixes de Molas:

Nosso time de manutenção tinha a meta de eliminar o uso de marretas em suas rotinas de manutenção de caminhões de mineração. Em 2021, o time criou a última de três ferramentas, um dispositivo hidráulico projetado para remover braçadeiras de feixes de molas. Esse dispositivo é fácil de usar e pode ser montado rapidamente.   Ele reduz riscos ergonômicos e físicos associados com o que costumava ser uma das tarefas mais intensas – que demandava o uso de marretas em condições extremas, que por vezes até exigiam maçaricos para o corte das braçadeiras. No segundo semestre de 2021, o novo dispositivo foi usado aproximadamente 70 vezes – evitando assim milhares de golpes extenuantes com marretas. 
Funcionários ao redor do mundo criaram uma cultura de segurança tão forte que muitas unidades já registraram anos sem quaisquer acidentes reportáveis. Mas, em dezembro de 2021 e em janeiro de 2022 tivemos zero acidentes reportáveis em todo o mundo. Jamais deixaremos de nos empenhar para termos zero incidentes e acidentes, e esse marco confirma que isso é possível. 
Continuamos a comemorar esses importantes marcos da Mosaic, mas acreditamos que nossa jornada rumo a zero é permanente e sempre presente na mente de todos os nossos times. Saiba mais sobre nossas Metas de Desempenho EHS e nossa abordagem para a segurança e bem estar do trabalhador.