Horta sensorial que estimula a inclusão de estudantes com deficiência será inaugurada em mais uma escola em Araxá.

PROJETO INOVADOR CRIADO PELO INSTITUTO MOSAIC AUXILIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SENSIBILIZA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
22 de Maio de 2024

Uma infraestrutura totalmente adaptada e acessível a todos os alunos. Canteiros de diferentes alturas e espaço adequado para circulação de cadeiras de rodas, além de recursos de comunicação com conteúdo em Braile e audiodescrição. Assim são as hortas sensoriais acessíveis criadas pelo Instituto Mosaic e que ganham espaço pelo país.
 
Agora são os estudantes da Escola de Educação Infantil Francisco Braga que serão contemplados. A Horta será inaugurada no dia 24 de maio, na próxima sexta-feira, a partir das 9h. Ela faz parte do Programa Horta Educa, que inclui uma agenda pedagógica em prol de uma alimentação com valor nutricional, partindo do ambiente escolar ao coletivo familiar. E os números do programa são positivos. Até agora, já beneficiaram mais de 5 mil alunos e 500 famílias foram impactadas pelas ações, diretamente.
 
Um trabalho que envolve a participação de 450 professores, gestores e merendeiras. Entre as atividades estão aulas práticas sobre manejo da horta com os alunos, oficinas de alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos para corpo técnico escolar e famílias. 
 
Na EMEI Francisco Braga, a horta foi construída perto do refeitório, da área de lazer e outras áreas verdes, para que os estudantes possam aproveitar o ambiente propício para aprendizado e socialização. Além disso, os alimentos colhidos serão utilizados para diversificar a merenda escolar.
 
A estrutura conta com canteiros com ervas medicinais e hortaliças, árvores frutíferas, espaço para composteira. As plantas possuem texturas e cheiros que estimulam os sentidos das crianças e geram muitas e boas descobertas.
 
Um dos principais objetivos das hortas sensoriais acessíveis é promover a educação alimentar, oferecendo aos alunos a oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. Por isso, o espaço pode ser utilizado por professores de qualquer disciplina, tornando-se ferramenta importante no ensino. 
 
Onde o projeto já foi implementado é possível perceber resultados positivos de inclusão e acolhimento, especialmente de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e melhora do clima e interatividade de alunos em geral. 

Para o diretor do Instituto Mosaic, Paulo Eduardo Batista, o projeto Horta Educa é uma ferramenta poderosa capaz de facilitar o processo de aprendizagem, beneficiando toda comunidade. “As hortas são capazes de promover educação alimentar, qualidade no aprendizado dos alunos e inclusão de crianças com deficiência. Elas também materializam a nossa missão primordial de contribuir para a produção de alimentos de qualidade, auxiliando com uma melhor nutrição e ajudando na redução da insegurança alimentar”, afirma Batista.
 
Até agora o programa Horta Educa entregou, desde à implantação, 49 hortas escolares, além de três viveiros de mudas, em Goiás, Minas Gerais e Sergipe, estados em que a Mosaic opera. E outras inaugurações estão por vir em Uberaba (MG) e Cajati (SP).
 
Horta Educa – Educação: terra fértil para alimentação saudável, sustentável e inclusiva
Nova Unidade:
EMEI Francisco Braga - Rua: Antenor Silva Soares, 400 – Bairro: Francisco Duarte – Araxá (MG)
Inauguração: 24/05/24
Horário: 9h