horta 2412 cut

Horta sensorial que estimula a inclusão de estudantes com deficiência ganha a primeira unidade em Cajati (SP)

PROJETO INOVADOR, CRIADO PELA MOSAIC, AUXILIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SENSIBILIZA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
10 de Dezembro de 2024

A mais nova unidade da Horta Educa acaba de ser instalada em Cajati (SP). Agora são os estudantes da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, EMEMB, localizada no Barrio Jardim São José, que serão contemplados. A horta sensorial será inaugurada pela Mosaic, na próxima segunda-feira (9/12), a partir das 14h. Esta é a primeira horta sensorial criada pela Mosaic no município paulista e que vai beneficiar inicialmente 280 alunos. 

Uma infraestrutura totalmente adaptada e acessível a todos os alunos. Canteiros de diferentes alturas e espaço de circulação para manobra de cadeiras de rodas, além de recursos de comunicação com conteúdo em Braile e audiodescrição. Assim são as hortas sensoriais criadas pela Mosaic e que ganham espaços pelo país.  

Um trabalho que exige dedicação e envolve a participação de 230 professores, gestores e merendeiras. Entre as atividades previstas estão aulas práticas sobre manejo da horta com os alunos e cursos de culinária para as famílias, onde os participantes recebem avental, touca e apostilas e aprendem a preparar os temperos, embalar, rotular, precificar e divulgar os produtos. 

Na EMEB, a horta foi construída perto do pátio da escola para que os estudantes possam aproveitar o ambiente para socialização. Além disso, os produtos plantados serão utilizados para diversificar os alimentos na merenda escolar.

A estrutura conta com canteiros com ervas medicinais e hortaliças, árvores frutíferas, espaço para composteira. As plantas possuem texturas e cheiros que estimulam os sentidos das crianças e geram muitas e boas descobertas.

Um dos principais objetivos das hortas sensoriais acessíveis é promover educação alimentar, oferecendo aos alunos a oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. Por isso, o espaço pode ser utilizado por professores de qualquer disciplina, tornando-se ferramenta importante no ensino. 

Onde o projeto já foi implementado é possível perceber resultados positivos de inclusão e acolhimento, especialmente de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e melhora do comportamento de alunos em geral. 

Para o diretor de Public Affairs e Governo da Mosaic, Paulo Eduardo Batista, o projeto Horta Educa é uma ferramenta poderosa capaz de facilitar o processo de aprendizagem, beneficiando toda comunidade. “As hortas são capazes de promover educação alimentar, qualidade no aprendizado dos alunos e inclusão de crianças com deficiência. Elas também materializam a nossa missão primordial de contribuir para a produção de alimentos de qualidade, auxiliando com uma melhor nutrição e ajudando na redução da fome”, afirma Batista. 
 
Até agora o programa Horta Educa entregou, desde à implantação, 51 hortas escolares, além de três viveiros de mudas, em Goiás, Minas Gerais e Sergipe, estados em que a Mosaic opera.  A iniciativa soma mais de 25 mil alunos beneficiados nos oito municípios em que o programa foi implementado.
 
“Essa horta vai além de um espaço educativo: ensina na prática sobre alimentação saudável, incentivando hábitos que melhoram a qualidade de vida dos nossos alunos e de suas famílias. Esse projeto é uma demonstração clara de como as grandes empresas da nossa cidade, como a Mosaic, podem contribuir para transformar a educação e a comunidade. Seguimos contando com mais iniciativas como essa, que fazem a diferença no presente e no futuro de Cajati”, afirma Luiz H. Koga, Prefeito de Cajati.

“Estamos muito felizes em contribuir com o projeto Horta Educa na unidade da Mosaic em Cajati/ SP. Essa iniciativa reflete o compromisso da Unidas com as futuras gerações das comunidades onde atuamos. Acreditamos que, com as hortas sensoriais, estamos proporcionando um impacto significativo no aprendizado de crianças e adolescentes, promovendo a integração e bem-estar, além de contribuir ativamente para a educação alimentar e qualidade de vida”. Geovane Oliveira, Diretor de Operações - Pesados | Unidas.