IPCF aponta melhor momento para compra de fertilizantes

O ÍNDICE DE PODER DE COMPRA DE FERTILIZANTES (IPCF) DE DEZEMBRO DE 2023 FECHOU EM 0,89, UMA QUEDA DE 6% EM RELAÇÃO A NOVEMBRO (0,95).
12 de Janeiro de 2024


O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de dezembro de 2023 fechou em 0,89, uma queda de 6% em relação a novembro (0,95). Durante o período, houve uma queda no preço dos fertilizantes e das commodities agrícolas. Quanto menor o IPCF, melhor é a relação de troca, principalmente quando o número fica abaixo de 1.

O preço dos fertilizantes caiu 4% em dezembro, em relação a novembro, principalmente na Ureia (-11%) e no Cloreto de Potássio (-6%), com estabilidade no Fosfato Monoamônico e no Superfosfato Simples.

A melhora do IPCF também é resultado da redução de cerca de 3% nos preços das commodities agrícolas em relação ao mês anterior, liderada pela cana-de-açúcar com queda de cerca de 7%. A safra da cana está se desenvolvendo com grandes volumes processados pelos moinhos da indústria sucroenergética, o que proporcionou a queda nos preços. Outra commodity que apresentou redução no preço foi a soja, que caiu em média 1% em relação a novembro, com o mercado atento às produtividades do início da colheita no Brasil. 

Já o valor do milho subiu cerca de 11%, devido à preocupação com uma safrinha menor. Com menos volume disponível no mercado, o preço do grão segue elevado. Quanto ao algodão houve estabilidade no preço de um mês para o outro. 

O câmbio apresentou estabilidade de um mês para o outro reagindo melhor em um cenário de menor risco global. O cenário geopolítico internacional ainda é uma preocupação e, embora o setor de agronegócios não tenha sido diretamente impactado pela guerra Hamas x Israel até o momento, é um assunto que segue com bandeira amarela para o mercado.

No momento o foco do mercado está no início da colheita da soja no Brasil e possíveis revisões de produção esperadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma vez o impacto climático não foi considerado pelas instituições. Em janeiro, o setor estará atento para o início do plantio das safrinhas de milho e algodão. 
 

Entendendo o IPCF 
O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor a relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão. 

Metodologia 
*A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA. 
**O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Ureia e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes. 
***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita). 
****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão. 
*****Dados referentes a dezembro/2023.