Edital da Água pag 2023

Instituto Mosaic anuncia projetos contemplados pela 5ª edição do Edital da Água

AS 15 INICIATIVAS RECEBERÃO ATÉ R$ 45 MIL CADA PARA DESENVOLVER AÇÕES LIGADAS À PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL.
6 de Junho de 2023

Responsável pela estratégia de desenvolvimento social da Mosaic Fertilizantes, o Instituto Mosaic acaba de anunciar os 15 projetos, espalhados por nove Estados, selecionados na quinta edição do Edital da Água, para desenvolverem iniciativas de gestão e preservação de recursos hídricos, garantindo água, saneamento básico e produção de alimentos nas regiões de atuação da empresa no Brasil.
 
Neste ano, a iniciativa priorizou projetos focados na produção de alimentos, além daqueles voltados para a promoção da Diversidade e da Inclusão. Ao longo da sua existência, anualmente, o programa seleciona e financia projetos inovadores com potencial de escalabilidade, encabeçados por instituições de ensino ou da sociedade civil, com o comprometimento de recuperar e preservar nascentes e áreas de manancial; aumentar a vazão em cursos hídricos; instalar sistemas de saneamento básico; difundir tecnologias sociais para tratamento de água; promover a gestão eficiente da água na produção de alimentos; além de alavancar pesquisas e capacitações e educação ambiental.

“Este ano, nós recebemos projetos de alto valor social agregado, de diferentes entidades e associações e com muito potencial em promover mudanças significativas nas comunidades.  Água é um direito de todo ser e nós devemos incentivar a sociedade a pensar em ideias que protejam, recuperem e promovam este bem. Estamos confiantes que a implementação dessas iniciativas trarão bons exemplos e muitos ganhos para a sociedade, principalmente por terem sido pensados e planejados por pessoas que entendem a realidade ou fazem parte da comunidade na qual a solução será implantada”, destaca Paulo Eduardo Batista, diretor-executivo do Instituto Mosaic.
 
As iniciativas inscritas foram analisadas de acordo com o regulamento divulgado e escolhidas por um júri formado por conselheiros do Instituto Mosaic e profissionais especialistas da área. “Também tivemos este ano uma categoria de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de estimular projetos de atendimento a grupos historicamente excluídos”, comenta o diretor. 
 
A formalização das doações acontecerá até o final de julho, sendo que cada projeto receberá até R$ 45 mil durante a implementação da proposta. Os projetos serão acompanhados durante um ano, sendo que os selecionados desta edição começam a ser executados em julho.
 
O Edital da Água tem o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) como parceiro técnico e responsável pela gestão. Desde sua criação, em 2019, o programa já beneficiou 51 projetos e quase 6 mil pessoas diretamente.
 
Conheça as iniciativas selecionadas:


SÃO PAULO
UNESP
Município
: Registro
Projeto: Bioprodutos e bioprocessos aplicados a valoração de serviços ambientais para viabilidade econômica e ambiental no uso de água e produção de alimentos em agrossistemas


Associação de Agricultores e Produtores Quilombolas de Peropava
Município:
Registro
Projetos: Água, alimento da Terra e da Vida: a alimentação tradicional como cultura secular no quilombo peropava, Associação de Agricultores e Produtores Quilombolas de Peropava


Associação Biosaneamento
Município:
São Paulo
Projeto: Construção de banheiro com tratamento de efluente na aldeia pindó

SERGIPE

Fundação Mamíferos Aquáticos
Município: Capela, Japaratuba e Barra dos Coqueiros 
Projeto: Canteiros D'Agua: uma estratégia para agricultura responsável em comunidades quilombolas


Associação Quilombola do Povoado Patioba
Município:
Japaratuba
Projeto: Água para Todos, Associação Quilombola do Povoado Patioba


RIO GRANDE DO SUL
Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal
Município:
Rio Grande 
Projeto: Recursos hídricos como propulsores do desenvolvimento sustentável em comunidades rurais de Rio Grande


Associação Guarani Mbyá Tenondé Rã
Município:
Rio Grande
Projeto: Pavê Jaiporu Haguã(Para Uso de Todos): Banheiro Comunitário com fossa ecológica na aldeia para Roke


PARANÁ
Associação MarBrasil
Município:
Paranaguá 
Projeto: Água para o Futuro: Educação e inovação cidadã para a preservação dos recurso hídricos


Associação dos Usuários do Sistema de Abastecimento de Água da COlônia Maria Luiza – ASA
Município:
Paranaguá
Projeto: Ampliação e substituição na rede de sistribuição de água tratada da Colônia Maria Luiza


MINAS GERAIS
Associação Cerrado Vivo
Município:
Patrocínio
Projeto: Instalação de unidades de TEvap, tecnologia de coleta e tratamento de esgoto, como iniciativa a proteção do recurso hídrico


Rotary Club de Lagamar
Município:
Patos de Minas
Projeto: Ciclo das águas


GOIÁS
Instituto 4 Elementos
Município:
Anápolis
Projeto: Camaleon: gotas que transformam a terra

Associação Esportiva B13 Leandro Cabeção
Município:
Catalão (GO)
Projeto: Horta Social Arena B13


GOIÁS e MINAS GERAIS
Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais
Município:
Araxá, Alfenas, Conquista Delta, Patos de Minas, Patrocínio, Sacramento, Tapira e Uberaba e Rio Verde (GO)
Projeto: Cooper Nascentes


MATO GROSSO
Grupo Arareau de Pesqusia e Educação Ambiental
Município:
Rondópolis 
Projeto: Educação ambiental como instrumento de vigilância da qualidade da água em comunidade com vulnerabilidade socioeconômica