sala do conhecimento sl

Instituto Mosaic entrega “Sala do Conhecimento” à comunidade escolar da zona rural de São Luís

PROJETO INCENTIVA O CONTATO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM OS LIVROS, APOIANDO A APRENDIZAGEM E A ALFABETIZAÇÃO
12 de Novembro de 2022

Apoiar o processo de alfabetização de crianças da educação infantil em um ambiente convidativo à aprendizagem é a finalidade da “Sala do Conhecimento”, um espaço de leitura interativo, entregue hoje, 9 de novembro, à Unidade de Educação Básica Mario Pereira, localizada na zona rural de São Luís (MA), pelo Instituto Mosaic, responsável pelas ações sociais da Mosaic Fertilizantes.
“Um dos nossos compromissos sociais é ajudar a promover o desenvolvimento das comunidades onde atuamos e consideramos a educação um pilar essencial para isso. Por meio da sala de leitura, apoiamos a educação básica no município, incentivando os alunos a criarem novos hábitos em contato com a literatura”, comenta Paulo Eduardo Batista, diretor-executivo do Instituto Mosaic. 
Com o projeto, 160 alunos da educação infantil passam a ter acesso a um espaço socioambiental de convivência com livros e jogos interativos, recursos que podem incrementar o ensino. 
O espaço também estimula o desenvolvimento da leitura e da escrita, habilidades fundamentais para que as crianças possam se comunicar, interpretar, compreender e produzir conhecimento. São diversas as atividades desenvolvidas, mas tudo parte de uma formação inicial em rede, feita com os professores, que contempla desde educação socioemocional, inteligência emocional e socialização pós-pandemia, até sobre o poder da leitura e atividades em grupo. A Sala funciona com acervo de livros doados pelo Instituto Mosaic.
 

Programa EDUCA
A “Sala do Conhecimento” faz parte do Programa EDUCA, que atua na promoção da educação infantil e ensino fundamental I e II, viabilizando o incentivo à leitura, a qualificação dos educadores e a reorganização dos espaços escolares. 
Nos ciclos de 2020 e 2021, o programa alcançou os municípios de Tapira (MG), Candeias (BA) e São Luís (MA), capacitando 290 educadores, em um total de 361 horas de formação.