Net zero

Mosaic Company promete zerar emissões até 2040

A MOSAIC COMPANY AMPLIOU SEU COMPROMISSO COM ESG
10 de Dezembro de 2021

TAMPA, FLORIDA – 9 de dezembro de 2021 – A Mosaic Company ampliou seu compromisso com ESG e anunciou metas de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2040 – o prazo inclui as operações da Mosaic Fertilizantes no Brasil. Antes disso, porém, até 2030, a empresa promete zerar as emissões das suas atividades no estado norte-americano da Florida. 

Para alcançar essas metas, a Mosaic Co. irá focar em reduzir emissões do Escopo 1 (resultado direto as operações) e Escopo 2 (indiretas, provenientes da energia elétrica adquirida para uso da própria). A empresa acredita que este é um passo crucial na gestão de seus próprios e mais urgentes riscos climáticos físicos e de transição – como as ameaças trazidas pela precificação de carbono e por um clima cada vez mais severo e extremo. 
“A responsabilidade ambiental é uma questão determinante neste momento. O compromisso da empresa com emissões líquidas zero, associado a um caminho claro para alcançar essa meta, demonstra uma das maneiras pelas quais estamos fazendo nossa parte para limitar os impactos da mudança climática e contribuir positivamente para a sociedade”, afirma Joc O’Rourke, presidente e CEO da Mosaic Company. 

As extensas áreas de terra que possui permitem à empresa promover a remoção de carbono por meio de soluções baseadas na natureza, incluindo áreas de vegetação nativa. A companhia também pode incorporar às suas atividades (otimizando processos, operando com mais eficiência, utilizando energia renovável, fazendo investimentos em eletrificação e equipamentos), por isso, neste momento, não pretende buscar a compensação de gases de efeito estufa com compra de créditos de carbono.
O compromisso de zerar as emissões, vão além das amplas Metas de Desempenho ESG para 2025 definidas pela Mosaic Company no ano passado, incluindo a redução de emissões de gases de efeito estufa em toda a empresa e do uso de água doce por unidade de produção em 20%. Em 2020, companhia avançou rumo a ambas as metas, obtendo uma queda de 10% em suas emissões de gases de efeito estufa e uma redução de 18% em seu uso de água doce por unidade de produção a partir da base de referência determinada em 2020*. 

A Mosaic ainda busca enfrentar suas emissões do Escopo 3 por meio do engajamento de fornecedores, de parcerias no desenvolvimento de tecnologias agrícolas inovadoras e do investimento em um pipeline de soluções que, em última instância, poderão reduzir emissões nas propriedades agrícolas. 
A produção de mais alimentos de forma sustentável depende de fertilizantes, que são responsáveis por até 60% da produtividade agrícola. Estimativas apontam que até 2050 a população mundial chegue a 9,8 bilhões de pessoas; especialistas acreditam que a produtividade agrícola precisará dobrar para que agricultores possam produzir alimentos suficientes. Nutrientes são essenciais para que isso seja obtido sem aumentar as emissões globais, o desmatamento ou a pobreza. 
Para mais informações sobre o caminho traçado pela Mosaic para alcançar emissões líquidas zero, assista a este breve vídeo. Para melhor entender a abordagem da Mosaic em atuar com responsabilidade e para analisar os compromissos da empresa em relação ao desmatamento e às mudanças climáticas, acesse mosaicco.com/our-responsibility. 

*Em 2020, obtivemos uma redução significativa no uso de água doce, graças aos esforços realizados em toda a empresa para minimizar nosso impacto – e, em parte, graças à natureza não-linear e cíclica do uso da água. Acreditamos que nosso desempenho melhorará um pouco no próximo ano. Estamos a caminho de alcançar nossas metas para 2025.