céu

Mosaic Fertilizantes e Zaraplast inovam em projeto de big bags, utilizando plástico reciclado da Braskem

EMPRESAS SÃO AS PRIMEIRAS DO SEGMENTO DE RÁFIA E DE FERTILIZANTES A INVESTIREM EM EMBALAGEM DE POLIPROPILENO PÓS-CONSUMO
4 de Novembro de 2022

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, será a primeira empresa do Brasil a usar big bags produzidos a partir de polipropileno com conteúdo reciclado pós-consumo. Em parceria com a Zaraplast, líder em soluções de embalagens flexíveis, a empresa irá utilizar em suas embalagens big bags, inicialmente, 30% de resina reciclada pós-consumo (PCR), produzido pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas.
Além de reinserir os resíduos plásticos descartados adequadamente na cadeia produtiva, o uso de PCR em cerca de 10 mil unidades de big bags evita que mais de três toneladas de CO2 sejam emitidas por ano. “Essa decisão está alinhada à nossa estratégia de gestão e negócios, totalmente pautada por conceitos ESG. E nós estamos direcionando recursos significativos para reduzir nossos impactos e melhorar nosso uso de recursos compartilhados. Essa premissa é uma prioridade para a companhia”, afirma Nancy Case, vice-presidente do Centro de Excelência de Operações da Mosaic Fertilizantes.
Para o desenvolvimento do projeto, a Zaraplast, fornecedora dos big bags, vai investir ao longo do projeto cerca de 11,1 milhões de euros, o que inclui aportes em centrais de recebimento (cooperativas) para logística reversa com o intuito de obter as embalagens agrícolas já utilizados e encaminhá-las para a reciclagem.
“Estamos muito orgulhosos desta aliança estratégica com dois dos principais players deste tão importante mercado agro. Desenvolver projetos integrados aos elos das cadeias produtivas é premissa da Zaraplast há 55 anos. Com o lançamento da nossa linha de soluções de embalagens ZaraTeva agregamos todo o nosso know how tecnológico aos compromissos e métricas sustentáveis, não só da empresa, mas também dos nossos clientes”, diz Ramon Dayan, sócio-diretor da Zaraplast. “Os big bags Zara Recover, produzidos com percentuais de resinas recicladas, são umas das muitas vertentes que estamos desenvolvendo para, cada vez mais, poder contribuir com o nosso meio ambiente por meio de processos de inovações compartilhados e circulares.”
Com a parceria, a Mosaic Fertilizantes será pioneira no uso da resina reciclada pós-consumo da Braskem em ráfia e irá adquirir da Zaraplast 500 mil big bags por ano – volume referente a 275 toneladas de PCR –, acarretando uma redução de emissões de mais de 167 mil quilos de CO2, o mesmo que 12.700 voltas no planeta Terra em um veículo de passeio. Em uma segunda fase do projeto, o volume pode crescer devido ao aumento da cadeia de logística reversa, alcançando mil toneladas de matéria-prima reciclada pós-consumo.
A Braskem assumiu em novembro de 2018 um compromisso em prol da economia circular. Ele evoluiu em 2020 para economia circular de carbono neutro e insere a empresa como parte da solução, trabalhando com todos os agentes interessados para transformar a economia linear em circular, onde as necessidades de todos são atendidas por materiais, processos e sistemas mais inovadores e sustentáveis. 
Recentemente, a empresa lançou Wenew, seu ecossistema de circularidade. A partir de agora, as resinas termoplásticas e produtos químicos da Braskem, que possuem conteúdo reciclado em sua composição, assim como as iniciativas de educação sobre consumo consciente e descarte adequado e as tecnologias que apoiam a empresa em sua jornada em prol da economia circular, serão identificados pela marca Wenew, o que também reforça a constante busca da companhia por PCR de qualidade.
"Essa parceria destaca a importância de atuarmos de forma coletiva para concretizarmos a economia circular. Além disso, ela proporciona oportunidades de novas aplicações de nossas resinas recicladas pós-consumo, atendendo as demandas de nossos clientes e ao mesmo tempo alinhada a nossas metas redução de resíduos plásticos", comenta Renato Yoshino, diretor dos negócios de Agro, Infraestrutura e Indústria na Braskem.


Sustentabilidade transversal


As metas de ESG são um dos orientadores das estratégias de negócio da Mosaic Fertilizantes, o que inclui a oferta de produtos de alta tecnologia, conferindo atributos que vão de rendimento operacional a aumento de produtividade. A empresa tem ampliado sua oferta de soluções em nutrição de solo que ajudem a aumentar a rentabilidade da lavoura, com plantas mais fortes, com melhor enraizamento, com maior potencial de redução das emissões de gases de efeito estufa e adaptação a mudanças do clima. Além disso, a Mosaic Fertilizantes é comprometida com a capacitação do produtor, prestando suporte técnico aos clientes na adoção das melhores práticas de nutrição do solo e dos animais, tendo como premissa os 4Cs. Em 2021, essas iniciativas alcançaram milhares de pessoas, conscientizando esse público sobre o uso correto dos fertilizantes.