Ccenário promissor para o Agronegócio

Mosaic Fertilizantes estima cenário promissor para o Agronegócio em 2021

BOA RELAÇÃO DE TROCA, INCENTIVADA PELO PREÇO DAS COMMODITIES E RELAÇÃO CAMBIAL POSITIVA, ESTIMULA AGRICULTOR BRASILEIRO A INVESTIR EM FERTILIZANTES
12 de Fevereiro de 2021

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, espera um novo crescimento do mercado brasileiro de fertilizantes em 2021, podendo alcançar pela primeira vez na história a marca de 40 milhões de toneladas de produtos vendidos. 
O otimismo se justifica pelos excelentes resultados das safras de grãos, pelo preço das commodities agrícolas no mercado internacional e a taxa de câmbio, que estimulam o agricultor a investir mais em tecnologias de nutrição do solo. No ano passado, o mercado de fertilizantes experimentou um salto de 6%, passando de pouco mais de 36,2 mil toneladas vendidas, em 2019, para cerca de 38,5 mil toneladas.

“A rentabilidade positiva do produtor de grãos quanto em outras culturas, como cana, café e citros, o real desvalorizado e as taxas de juros baixas são um incentivo para a compra de fertilizantes”, explica Eduardo Monteiro, vice-presidente comercial da Mosaic Fertilizantes. De acordo com o executivo, esse cenário positivo favorece a relação de troca para o agricultor, que está no melhor patamar dos últimos três anos, em aproximadamente 12 sacas de soja por tonelada por fertilizantes, por exemplo –comparado a 14 toneladas por tonelada em 2020 e 18 toneladas por tonelada em 2019. 

“Temos identificado um adiantamento das compras maior de fertilizantes em relação ao ano passado, principalmente para produtores do Centro-Oeste, do Maranhão, do Tocantins e do Piauí”, afirma Monteiro. 

A relação de troca positiva e as boas perspectivas para o agronegócio brasileiro também estimulam a compra de fertilizantes de alta performance, que trazem ganhos de produtividade ainda mais relevantes. Em 2020, Mosaic Fertilizantes registrou um crescimento de 30% nas linhas de nutrição de alto desempenho. 

O portifólio de companhia inclui a Linha Performa, lançada recentemente, de altíssima tecnologia, que confere Macro e Micronutrientes em uma única solução, contribuindo assim para um melhor rendimento operacional e melhor distribuição de nutrientes. A linha contempla 5 produtos: Performa NEO, Performa Plus, Performa Ultra, Performa Full e Performa HF. Os resultados de desempenho da novidade, validados por instituições de ensino e pesquisa independentes, apontam para potencial de incrementos de produtividade que podem passar de 10%.