Mosaic Fertilizantes inicia construção de nova unidade de mistura em Tocantins
A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores empresas em produção e comercialização de fosfatados e potássio combinados, inicia as obras de uma nova unidade de mistura em Palmeirante, no Tocantins. O empreendimento, que envolve um investimento de R$ 400 milhões, visa ampliar a presença da companhia na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), importante região agrícola do país e está inserido numa estratégia que irá estender o atendimento para a região do Vale do Araguaia (MT) e o Norte de Goiás. O início da operação está previsto para 2025, devendo empregar cerca de 200 pessoas.
“O investimento é estratégico para o mercado nacional de fertilizantes como um todo e está alinhado com as ações do Plano Nacional de Fertilizantes, fortalecendo uma região promissora, responsável por cerca de 10% de toda a produção nacional de grãos e fibras”, explica Eduardo Monteiro, Country Manager da Mosaic Fertilizantes.
Com o projeto, espera-se que o estado do Tocantins, maior produtor de soja da região Norte do Brasil, amplie a sua produção de 5,477 milhões de toneladas para 7,174 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 31%.
A companhia prevê que, no primeiro ano de atividade, a unidade produza 500 mil toneladas, atingindo a capacidade produtiva anual de 1 milhão de toneladas em 2028. Levando em consideração o crescimento da região, a estimativa é que o volume de entregas de fertilizantes atinja a marca de 9,3 milhões de toneladas entre os anos de 2025 e 2032.
A nova unidade será construída dentro da área do Terminal Integrado de Palmeirante (TIPA), administrado pela VLI Multimodal S.A, em parceria com a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI). A estrutura vai contar com armazém de 100 mil toneladas de fertilizantes e sistemas de misturas e ensaques, com capacidade de embarcar produto misturado a granel e ensacado em embalagens de 50 quilos ou big bags de 1 tonelada; boxes para segregação das diferentes matérias-primas, o que proporciona flexibilidade e maior taxa de utilização; sistema de correias transportadoras, que ligam a unidade ao sistema ferroviário do TIPA e sistema de descarregamento rodoviário, com capacidade de 300 toneladas/hora. Além disso, terá uma infraestrutura com estacionamento para caminhões, com duas balanças rodoviárias de 30 metros.
O empreendimento, que contará com integração ferroviária direta com o Porto de Itaqui (MA), atende também às estratégias ESG da Mosaic Fertilizantes, podendo retirar de circulação pelo menos 27 mil caminhões por ano para o transporte de matéria-prima importada. Também será abastecido por painéis solares para geração de energia de toda área administrativa.
O projeto foi concebido a partir de conceitos de lean manufaturing, que buscam a otimização dos processos e redução dos tempos não produtivos, definindo o melhor fluxo interno de movimentação de materiais e sacarias. Em termos de inovação, contará com sistemas automatizados de carregamento em caminhões e tecnologia de ponta no controle de qualidade das matérias-primas, garantindo a qualidade total na entrega dos fertilizantes.