ethos

Mosaic Fertilizantes inicia novo ciclo de capacitação de fornecedores em sustentabilidade

PROGRAMA SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DE VALOR, PROMOVIDA PELO INSTITUTO ETHOS, INTEGRA O COMPROMISSO DA EMPRESA COM PRÁTICAS ESG
4 de Novembro de 2022
A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, deu início a um novo ciclo de capacitação de seus fornecedores nas operações no Brasil. Trata-se do Programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor, promovido pelo Instituto Ethos, instituição referência no país em mobilização empresarial para atuação sustentável. O projeto visa fomentar práticas de sustentabilidade nos processos de negócio dos prestadores de serviço da empresa. 
“Por meio da parceria com o Instituto Ethos, engajamos mais de 40 fornecedores em treinamentos de gestão de ESG, que já resultou na implementação de mais de 200 ações e práticas de sustentabilidade nessas empresas”, afirma Arthur Liacre, vice-presidente de Assuntos Corporativos, Estratégia e Sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes.
O programa Sustentabilidade na Cadeia de Valor aplicará o diagnóstico dos Indicadores Ethos de Sustentabilidade como ferramenta de gestão para melhorar a performance de sustentabilidade dos fornecedores. A partir desse diagnóstico, o grupo passará por capacitações, em formato de workshop e mentoria, ao longo de um ano, os participantes recebem instruções para análise, planejamento e elaboração de planos de ação para gestão dos temas ambientais, sociais e de governança em suas respectivas empresas. 
“Estamos muito entusiasmados com a ampliação dessa parceria, que certamente vai gerar exemplaridade e influenciar reais transformações no setor e no mercado. Sabemos que as transformações que precisamos na sociedade dependem de soluções colaborativas. E esse projeto é um exemplo disso. A Mosaic Fertilizantes, ao liderar um processo de sustentabilidade junto aos seus fornecedores estratégicos, irá impactar positivamente o desempenho, a competitividade e os resultados de todas as partes envolvidas”, afirma Ana Lucia Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos.
Iniciado em 2021, na fase piloto, o projeto contou com sete fornecedores participantes, como a CIMCOP. “Já havíamos começado a desenvolver práticas relacionadas à sustentabilidade e o programa veio ao encontro do que estávamos fazendo. O Instituto Ethos trouxe uma visão mais organizada das etapas que tínhamos que percorrer. Foi a orientação que faltava para elaborarmos melhor as ações”, comenta Renata Lucia Rodrigues, coordenadora do Sistema de Gestão da CIMCOP. 
Neste ano, 39 prestadores de serviço aceitaram fazer parte do novo ciclo de capacitações, como a ChemTreat. “Nossa expectativa é de contribuir com conhecimento e ajudar a Mosaic Fertilizantes a construir uma plataforma ESG nas operações”, destaca Fernando Agostinho, diretor comercial e diretor geral Brasil da ChemTreat.
Na seleção de parceiros de negócio, a empresa busca aqueles que compartilhem os mesmos princípios éticos e operem de acordo com a legislação do país e do Código de Conduta e Ética nos Negócios da Mosaic Fertilizantes. Para garantir uma relação benéfica para empresas e sociedade, os fornecedores são escolhidos cuidadosamente e é usado um processo de seleção objetivo com base em critérios que incluem desempenho com segurança, qualidade, confiabilidade e preço.