Qual o papel dos fertilizantes na eficiência da adubação?

Mosaic Fertilizantes leva para a Bahia Farm Show solução para o aumento da produtividade de forma sustentável

FORTALECENDO PRESENÇA NA BAHIA, EMPRESA MOSTRA EFICIÊNCIA DO MICROESSENTIALS TECNOLOGIA PARA LAVOURAS QUE GERA RENTABILIDADE E SUSTENTABILIDADE
5 de Junho de 2023

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras e distribuidoras de fosfato e potássio combinados, estará na Bahia Farm Show (6 a 10 de junho, Luís Eduardo Magalhães - BA) com um portfólio de soluções para saúde do solo que geram aumento comprovado de produtividade em soja e milho. 
Na vanguarda das tecnologias de nutrição de solos para a agropecuária de baixo carbono, a empresa desenvolve produtos que reduzam ao máximo o impacto ambiental da produção ao mesmo tempo que abastece a população em constante crescimento, reforçando o compromisso de sua estratégia ESG com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS) da ONU (Fome Zero e Agricultura Sustentável).
Na Bahia Farm Show deste ano, o destaque da companhia será o MicroEssentials, produto que oferta nutrientes ao solo de forma a elevar a fertilidade, o que gera aumento da produtividade das lavouras e, consequentemente, contribui para a disponibilidade de alimentos no mercado com maior sustentabilidade. 
“Nossos clientes de todo o Nordeste e, especialmente da Bahia, têm buscado, cada vez mais, tecnologias para suas lavouras, sobretudo aquelas que promovem maior eficiência e resultam em ganhos de produtividade e rentabilidade, aspectos que trazemos em nossas soluções e que atendem às expectativas dos agricultores”, afirma Marcos Rodrigues, gerente de Pesquisa da Mosaic Fertilizantes.
O incremento na produtividade da soja cultivada no cerrado foi comprovado por pesquisa realizada em 418 campos de cultivo: com o tratamento convencionalmente utilizado pelos sojicultores, a colheita foi de 60,1 sacas por hectare (sc/ha), e com a aplicação de MicroEssentials o resultado foi de 63,4 sc/ha; ou seja, o agricultor pode obter um incremento médio de produtividade de cerca de + 3,3 sc/ha.
“Para gerar incrementos de produtividade e de qualidade, é fundamental disponibilizar nutrientes de forma balanceada desde o início da cultura, garantindo a definição do potencial produtivo. Por isso, o investimento em soluções que promovam eficiência nutricional e gerem futuramente maior qualidade é primordial para todo o desenvolvimento da lavoura”, aponta Rodrigues. 
O diferencial do MicroEssentials está na presença de Nitrogênio, Fósforo e Enxofre em um único grânulo, sendo o último nutriente presente nas formas de Sulfato e Elementar, contribuindo para a nutrição estendida da planta durante todo o seu ciclo. Essa nutrição eficiente com enxofre irá colaborar com maior sanidade e desenvolvimento da lavoura, além de auxiliar na formação de compostos essenciais a produção, garantindo maior produtividade e qualidade na colheita.  
O Nitrogênio é essencial na formação da clorofila, aminoácidos e proteínas e sua exigência se distribui ao longo de todo o crescimento da planta, garantindo folhas mais verdes, saudáveis e fotossinteticamente ativas. Já o Fósforo contribui para o rápido arranque inicial, desenvolvimento de raízes, sendo essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas e, consequentemente, o sustento energético necessário para a produção de grãos. Isso contribui para elevar a produtividade e rentabilidade ao produtor.


Milho
A linha de produtos MicroEssentials S15, também destaque da Mosaic Fertilizantes na Bahia Farm Show, atende de forma equilibrada a demanda nutricional do milho, por ser um fosfatado que contém maior quantidade de Nitrogênio, melhora o arranque inicial da cultura. “A dinâmica dos nutrientes do MicroEssentials promove melhor desenvolvimento do sistema radicular. Isso significa mais saúde às raízes, que buscam no solo os nutrientes e a umidade. Com raízes fortes e saudáveis, a plantação tem um potencial produtivo mais elevado”, explica Rodrigues.
Com MicroEssentials, o incremento no volume da colheita do milho safrinha foi comprovado por pesquisa realizada em 165 campos de cultivo: com o tratamento convencionalmente utilizado pelos agricultores, a colheita foi de 101,2 sc/ha, e com a aplicação de MicroEssentials o resultado foi de 108,2 sc/ha; ou seja, o incremento médio de produtividade pode chegar a 7 sc/ha.


Fidelidade na Bahia Farm Show
Os visitantes da Bahia Farm Show também poderão aproveitar para se cadastrar no programa de fidelidade da Mosaic Fertilizantes, o NutriVantagens, e ganhar brindes exclusivos. A promoção do cadastro reforça o empenho da empresa em estar cada vez mais próxima de seus clientes e ampliar os benefícios oferecidos. 


Ampliação de atendimento na região do MATOPIBA
Como parte da estratégia de crescimento e desenvolvimento de negócios, visando aumentar os canais de distribuição, estar mais próxima dos clientes e aumentar o volume de entrega de produtos, a Mosaic Fertilizantes anunciou em fevereiro a construção de uma nova unidade de mistura, armazenagem e distribuição em Palmeirante (TO), que entrará em operação em 2025.
A previsão de produção da nova unidade no primeiro ano é de 500 mil toneladas, chegando à capacidade produtiva anual de um milhão de toneladas em 2028. “Estamos falando de uma região que está em franco crescimento. A cidade tem uma infraestrutura logística diferenciada e, com a nova unidade, poderemos ampliar o atendimento da demanda de Luiz Eduardo Magalhaes e região, além de todo MATOPIBA”, afirma Eduardo Monteiro, vice-presidente Comercial da Mosaic Fertilizantes. 
O empreendimento ficará instalado dentro do Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), que conta com conexão ferroviária direta até o porto de Itaqui (MA), por onde chegarão matérias-primas importadas para a produção de fertilizantes. “A nova unidade facilitará também o descarregamento de caminhões e vagões ferroviários, o armazenamento de matérias-primas e mistura de embarque de produtos até os clientes finais”, diz o executivo.