Cana-de-açúcar

Mosaic Fertilizantes mostra como nutrição de solo beneficia a produção de cana-de-açúcar

EMPRESA LEVA À COPERCANA O PORTFÓLIO MAIS TECNOLÓGICO E COMPLETO DO MERCADO
4 de Julho de 2022
Soluções em nutrição de solo com formulação tecnológica para canaviais mais produtivos e rentáveis é o destaque da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, para a Copercana (Sertãozinho - SP, 27 a 30 de junho de 2022). 
A adubação correta e consciente, além de garantir o desenvolvimento vegetativo do canavial, também permite que as raízes se desenvolvam em camadas mais profundas –o que é essencial em uma cultura semiperene. “Como não podemos controlar o clima, para alcançar ótimas produtividades na cultura precisamos utilizar informações técnicas adequadas e fazer o manejo correto do solo e da cultura. Portanto, o produtor precisa investir na sinergia entre os nutrientes”, afirma Maria Luisa Aguiar, gerente de Produtos de Performance da Mosaic Fertilizantes.
Para isso, a empresa desenvolveu as linhas especiais de produtos, como o Excellen – um adubo exclusivo a base de ureia estabilizada (46% de nitrogênio) com inibidor de uréase, que reduz perdas por volatilização e gera benefícios como redução nos custos com armazenagem, melhora no manejo operacional com menos perdas de insumos durante o manuseio, pois os grânulos não empedram, e diminuição do potencial de queima de folhas nas lavouras de cana-de-açúcar. “O nitrogênio é um dos nutrientes mais absorvidos pelas plantas e está envolvido na formação de componentes estruturais e metabólicos, sendo fundamental para plantios saudáveis e de elevada produtividade. O Excellen promove uma adubação nitrogenada 25% mais uniforme, economizando 20% de hora-máquina”, explica Maria Luisa.
Da mesma linha, o fertilizante MicroEssentials tem tecnologia para distribuição uniforme dos nutrientes desde o estágio inicial do cultivo – quando é definido o potencial produtivo da lavoura até o final do ciclo da cultura, garantindo nutrientes essenciais para a planta, durante todo o ciclo produtivo. Pesquisas de campo comprovaram a elevação de produtividade muito acima da média em soja com mais de 3,4 sacos/ha, trigo com mais de sacos/ha, milho com mais de 7 sacos e cana-de-açúcar com incremento de mais de 11 toneladas em cana planta.
Também desenvolvido para promover incrementos de produtividade, o Aspire combina duas formas de boro com potássio em um único grânulo para uma aplicação eficiente. Assim a liberação do boro é imediata e gradual, ao longo do ciclo da cultura o que garante um incremento de mais de 3 sacos de soja por hectare.
O robusto portfólio de nutrição de solos da Mosaic Fertilizantes fica completo com a Linha Performa, que reúne as mais altas tecnologias de performance desenvolvidas pela empresa. “Essa solução se destaca pela versatilidade e pela facilidade na aplicação. Os produtos possuem formulação multinutrientes para que a lavoura atinja um novo patamar de produtividade, qualidade e rentabilidade”, afirma Maria Luisa. 
A linha Performa tem quatro produtos multiculturas (Neo, Plus, Ultra, Full) e um exclusivo para culturas de hortifrúti (HF), com caraterísticas específicas que ajudam a alcançar os tetos de produtividade. Na cana-de-açúcar, por exemplo o Performa Plus aplicado com Excellen pode promover um incremento de produtividade de até 18 toneladas por hectare, quando comparado à um manejo convencional com Nitrato, segundo campo no Estado de São Paulo.