Mosaic desenvolve tecnologia inovadora capaz de reduzir em 99% o tempo de resposta nas análises de fertilizantes NPK.
O termo parece difícil, Tecnologia de Espectroscopia de Infravermelho Próximo, em inglês Near-Infrared (NIR), mas os avanços desse método de análise vieram descomplicar e otimizar o controle de qualidade dos produtos. O uso da tecnologia NIR já é adotado por algumas indústrias alimentícias e farmacêuticas para análise de produtos orgânicos. Mas a Mosaic foi além, e de forma pioneira no mundo, desenvolveu a aplicação da técnica para análises químicas de compostos inorgânicos (fertilizantes e matérias-primas).
A iniciativa ajuda a garantir a qualidade e a eficiência dos produtos fabricados pela empresa. Esse trabalho e seus ganhos só se tornaram possíveis devido às parcerias das equipes de Qualidade, Engenharia de Processos, Operação, Projetos e Manutenção da companhia.
Foram dois anos de muito investimento em pesquisa na busca por novas tecnologias. O método permite o diagnóstico de amostras sólidas e líquidas, no laboratório, em dispositivos portáteis e diretamente no processo. O NIR consegue medir as concentrações de fosfatos, nitrogênio e potássio dos produtos de forma imediata. A rapidez é uma de suas principais vantagens. Todo o processo dura cerca de 90 segundos. Houve uma redução do tempo de análise química em 99%, com o crescimento da produtividade do laboratório em 20%, sem aumento de equipe.
“O NIR de processo permite que a tomada de decisão operacional seja muito mais rápida, visto que o operador tem a análise química do fertilizante realizada a cada cinco minutos. Isso garante um melhor resultado de qualidade, otimização do consumo de matérias-primas, redução de riscos, aumento de produtividade e eleva a satisfação dos clientes”, afirma Elias Lima, Vice-Presidente de Operações da Mosaic.
Desde a implantação do projeto, em 2021, houve a redução do consumo de água e efluentes em cerca de 3 milhões de litros, equivalentes a uma piscina olímpica. Outro benefício é com relação a segurança dos profissionais. O método elimina 100% o contato com reagentes químicos, evitando acidentes durante análises. O uso da IA - Inteligência Artificial – também ajuda na precisão dos dados, criando referências e auxiliando a identificar problemas ou variações nas amostras dos produtos.
O uso da tecnologia NIR se transformou numa ferramenta importante para o controle intermediário, trazendo representatividade nos processos e agilidade nas tomadas de decisões. Essa tecnologia, trabalha em paralelo com os métodos analíticos oficiais através de análises comparativas para garantir a conformidade com as normas e regulamentações. Assim, a empresa obtém um equilíbrio nas suas análises com rapidez, precisão e dados confiáveis. A meta da Mosaic é implantar o projeto em todas as unidades até 2028, confirmando o seu compromisso rumo a qualidade 4.0. Visando a aplicação de tecnologias avançadas e sustentáveis que aumentam a eficiência, reduzem desperdícios e oferecem segurança aos funcionários e clientes.