plantação

Nutrição de pastagem gera aumento de 50% em produtividade bovina

DURANTE A EXPOZEBU, MOSAIC FERTILIZANTES APRESENTA RESULTADOS DO USO DE ADUBAÇÃO EM FAZENDA EXPERIMENTAL
15 de Junho de 2022

A produção pecuária brasileira alcançou um novo patamar com os resultados obtidos na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba (MG). Elevados níveis de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade foram atingidos com a melhoria da qualidade das pastagens com as soluções que a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, utilizou na área. Os resultados e tecnologias poderão ser conferidos no “Dia de Campo” da Expozebu, em 4 e 5 de maio.
O resultado de produtividade é notório: incremento de 50% de carcaça bovina com o uso das soluções da Mosaic Fertilizantes na pastagem, quando comparado à área que não recebeu adubação, e 22% a mais que o local com o tratamento convencional utilizado pelos pecuaristas (ureia branca e MAP = fosfato monoamônico). “Com o aumento da produtividade, a área de produção para a pecuária é menor e diminui a necessidade de abertura de novas áreas. E esse ganho sustentável é inestimável”, explica Samuel Bortolin, gerente de Produtos da Mosaic Fertilizantes.
Os resultados foram obtidos nas áreas demonstrativas localizadas próximas ao estande da empresa. Os visitantes poderão apurar três experimentações em faixas de pastagens: a primeira com os adubos da Mosaic Fertilizantes - MPasto NITRO e MPasto MAX, a segunda sem uso de fertilizantes e a terceira com tratamento convencional.
Um segundo dado obtido na Fazenda Experimental refere-se à produção de massa verde: a área que recebeu tratamento com os produtos da Mosaic Fertilizantes produziu 75% a mais de massa de forragem que a faixa que não recebeu nenhum adubo e 20% a mais que o local com tratamento convencional. “A folha é a parte que o gado tem interesse em consumir e é onde está o valor nutricional do pasto. Quando bem nutrida, a forragem é de qualidade superior e, consequentemente, o desempenho dos animais será elevado”, explica Bortolin.
Outro dado comprovado no local é a capacidade de suporte da pastagem: a região que recebeu os produtos da linha MPasto apresentou um suporte 76% superior que a faixa que não recebeu adubação e 21% a mais que a área que recebeu o tratamento convencional. “Isso permite que o criador de bovinos eleve a produtividade da área sem precisar aumentar a metragem da propriedade. A maior lotação de animais numa mesma área gera ganhos em sustentabilidade e em produtividade”, ressalta Bortolin.
 

Soluções
A linha MPasto é composta por três produtos com fórmulas bem amplas e disponíveis em todo país: MPasto MAX, MPasto SUPER e MPasto NITRO. “Essa linha específica de fertilizantes melhora a qualidade de solos degradados, a expansão das práticas de adubação de pastagens, garante a nutrição vegetal e restaura a produtividade pecuária sem a necessidade de abertura de novas das áreas. Por isso, as técnicas de adubação de pastagens, além dos sistemas de 
Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Lavoura-Pecuária-Florestas (ILPF) fazem parte de um conjunto de práticas agrícolas consideradas de baixa emissão de carbono”, ressalta Bortolin.
Os sistemas de integração são conjuntos produtivos de grãos, florestas, carne, leite, lã, e outros, realizados na mesma área, em plantio simultâneo, sequencial ou rotacionado, em que se objetiva maximizar a utilização, os ciclos biológicos das plantas, animais e seus respectivos resíduos, aproveitar efeitos residuais de corretivos e fertilizantes, racionalizar a utilização de agroquímicos, aumentar a eficiência no uso de máquinas, equipamentos e mão-de-obra, gerar emprego e renda, melhorar as condições sociais no meio rural e diminuir impactos ao meio ambiente, visando a sustentabilidade.