Projeto do Paraná é selecionado pelo 6º Edital da Água.

PROGRAMA DA MOSAIC APOIA INICIATIVAS DE GRUPOS MINORIZADOS VOLTADAS À PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL.
14 de Novembro de 2024

A Associação dos Usuários do Sistema de Abastecimento de Água da Colônia Maria Luiza – ASA, de Paranaguá (PR), teve o projeto selecionado pela sexta edição do Edital da Água, promovido pela Mosaic. As ações preveem a ampliação da rede de distribuição de água tratada da Colônia Maria Luiza para garantir o fornecimento a mais de 50 famílias locais.
“O Edital da Água ilustra o nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atuamos e vivemos. Com esta iniciativa, proporcionamos condições para que a comunidade assuma o protagonismo na melhoria da sua realidade, encontrando soluções sustentáveis e direcionando recursos de forma eficiente”, afirma Paulo Eduardo, diretor de Public Affairs e Governo. 
Ao todo, foram selecionados 12 projetos de 11 estados brasileiros nesta edição do Edital da Água. Ações lideradas por organizações da sociedade civil e instituições de ensino comprometidas com a recuperação e preservação de nascentes e áreas de mananciais, o aumento da vazão em cursos hídricos, a instalação de sistemas de saneamento básico, a disseminação de tecnologias sociais para tratamento de água e a promoção da gestão eficiente deste recurso natural. 

O edital prioriza ainda projetos que beneficiem grupos minorizados ou sejam liderados por pessoas com perfil de Diversidade e Inclusão, como lideranças mulheres, pessoas na melhor idade, pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas ou não brancas e comunidades tradicionais. 

As iniciativas serão acompanhadas durante 10 meses e cada projeto receberá até R$ 45 mil durante a implementação da proposta. 

Desde o ano passado, o edital prioriza projetos que promovam também a produção de alimentos de forma sustentável, e, nesta edição, trouxe como inovação o recorte para a primeira infância, como novo grupo de prioridade, de modo a incentivar iniciativas voltadas para crianças de zero a 6 anos. 

Mais de 16 mil pessoas beneficiadas desde 2019

Outra novidade desta edição foi a inclusão de novos municípios, ampliando a abrangência do programa para 11 estados. Entre os novos locais, estão Palmeirante e Colinas (TO). Pela primeira vez, o estado do Tocantins participou da iniciativa, devido à construção da nova Unidade de Mistura da Mosaic no Terminal Integrador de Palmeirante, o que vai impulsionar a economia da região.
 
O Edital da Água tem o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) como parceiro técnico e responsável pela gestão. Desde sua criação, em 2019, o programa já apoiou mais de 66 projetos e impactou diretamente mais de 16 mil pessoas, além de influenciar indiretamente diversas regiões do país.

Nas últimas edições, o programa foi responsável pela recuperação de, pelo menos, 115 nascentes, a instalação de mais de 210 sistemas de captação de água e/ou tratamento de esgoto, o plantio de mais de 64 mil árvores e a conservação e a recuperação de mais de 215 bilhões de metros quadrados de área.