Soluções da Mosaic Fertilizantes tornam cafezais mais vigorosos e produtivos.

AGRICULTORES BUSCAM ADUBAÇÃO EQUILIBRADA PARA AUMENTAR A QUALIDADE DOS GRÃOS E AMPLIAR RESISTÊNCIA A ESTRESSES CLIMÁTICOS.
5 de Janeiro de 2024

Altas temperaturas e chuvas escassas são os principais desafios climáticos que as plantações de café têm enfrentado nos últimos anos. Os estresses climatológicos provocam desequilíbrios nos vegetais, afetando o desenvolvimento das lavouras e a capacidade adaptativa das plantas, impactando diretamente nos resultados de produtividade. É nesse momento que o agricultor que utiliza fertilização mineral com o emprego de tecnologias inovadoras reconhece que os impactos procedentes das condições climáticas são atenuados.

“O café é uma cultura perene e o uso de técnicas adequadas para o bom manejo do solo é fundamental, proporcionando assim, plantas bem nutridas, resistentes e que alcançam altos tetos produtivos com sustentabilidade. Os eventos climáticos adversos podem comprometer resultados de produtividade e qualidade não somente de uma safra de café como também das subsequentes”, afirma Mariana Moreau, agrônoma sênior da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados.

A adubação equilibrada fornece os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento vegetativo do cafezal. De olho nas necessidades dos cafeicultores brasileiros, especialmente de São Paulo e Minas Gerais, a Mosaic Fertilizantes oferta ao mercado soluções que promovem lavouras mais vigorosas e produtivas. 

Composto por três nutrientes altamente solúveis dentro do mesmo grânulo (magnésio, enxofre e potássio) e baixo teor de cloro, o uso do K-Mag possibilita ao agricultor cultivar lavouras mais homogêneas, com maior enchimento de grãos e qualidade final de frutos. Outra solução bastante utilizada nos cafezais é o Aspire, que possui potássio e duas formas de boro (de liberação imediata e gradual), disponíveis conforme a necessidade nutricional das plantas. Diferenciado por ter nitrogênio altamente concentrado e estabilizado com inibidor de urease, o Excellen é um produto amplamente utilizado nos cafezais, uma vez que promove a redução das perdas por volatilização. A linha Performa, desenvolvida com a mais alta tecnologia pela Mosaic Fertilizantes, possui o Performa Ultra: um mix equilibrado entre K-Mag e Aspire. Solução ideal para agricultores que buscam obter versatilidade na aplicação, uma vez que possui multinutrientes em quantidades balanceadas, como potássio, magnésio, enxofre e boro.

As exportações brasileiras de café têm contribuído para um cenário positivo do mercado. De acordo com dados do boletim mensal estatístico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o país embarcou 4,329 milhões de sacas de 60 kg do produto em novembro, um crescimento de 15% sobre os 3,750 milhões registrados no mesmo mês de 2022.