Transformação 2.0

Transformação 2.0

RUMO A UM FUTURO AINDA MAIS FORTE
19 de Agosto de 2021

Por Corrine Ricard, Presidente da Mosaic Fertilizantes

Mosaic Fertilizantes tem avançado de forma significativa em seu programa de Transformação 2.0, estratégia pensada para fortalecer seus negócios por meio de processos com foco no cliente, governança robusta e de relação de confiança com funcionários e comunidades.  

Os resultados conquistados são frutos de muita dedicação, foco e colaboração. No primeiro semestre deste ano, já alcançamos 75,5% da nossa meta para 2021, que é bastante ousada, especialmente porque antecipamos de 2022 para dezembro deste ano nossas entregas devido aos excelentes resultados em 2020. Capturamos US$ 151 milhões no acumulado até o final do segundo trimestre, e um dos destaques dos últimos três meses foi a criação da área Digital, que fortalecerá ainda mais nossas iniciativas. Estamos com o olhar cada vez mais voltado à tecnologia, tendo a inovação e a performance digital como pontos cruciais de todo este processo. 

Temos um papel fundamental na estratégia global da Mosaic, afinal, somos o motor de crescimento da empresa. Buscamos criar sinergia nos processos e oportunidades de melhorias e consolidar nossa presença como uma empresa ainda mais forte, diversa e sustentável ao longo de toda a cadeia de valor.  

Como mencionei, a Transformação 2.0 tem, entre os seus objetivos, construir uma empresa inovadora, operacionalmente forte e com foco no cliente; ser reconhecida como uma companhia segura e responsável, da mina ao campo; manter a confiança de nossos funcionários e demais públicos envolvidos, baseada na honestidade, transparência e respeito; além de criar uma cultura de alta performance, com aprendizado contínuo e o desenvolvimento de oportunidades em todos os níveis. 

Esta jornada emocionante e desafiadora, em que buscamos alcançar um nível de excelência e performance excepcional, é construída pelas pessoas, as verdadeiras protagonistas da Transformação. Elas são as responsáveis por trazer e desenvolver novas ideias para nos consolidarmos cada vez mais em uma empresa única no mercado brasileiro, que minera, produz, mistura e distribui nutrientes e ajuda o mundo a produzir os alimentos de que precisa. 

A resiliência do time também tem sido fundamental para aprendermos a lidar com adversidades. Avançamos muito, mas com prudência, administrando a vantagem que conquistamos. Além disso, ao mesmo tempo em que seguimos em busca de novas oportunidades com potencial para impactar nosso negócio, procuramos alternativas para ampliar o uso eficiente dos recursos, alcançar o zero acidente para nossas pessoas e zero falha ambiental para nossas comunidades, sempre mantendo a qualidade de nossos produtos. 

Sabemos qual é o destino final dessa jornada: tornar nossa empresa ainda mais forte no futuro. Afinal, alimentar uma população em constante crescimento é um enorme desafio.

 Acreditamos no futuro promissor do agronegócio no Brasil e temos um compromisso de longo prazo com o produtor rural brasileiro. Com isso em mente, nosso modelo de negócios é regido pelo entendimento e respeito à saúde do solo, e trabalhamos no desenvolvimento constante de tecnologias e inovação que geram benefícios à terra e aos processos produtivos. Assim, contribuímos para a ampliação de sistemas agropecuários mais sustentáveis e adaptados aos cenários de mudança climática e demanda por alimentos. 

Nas próximas décadas, o mundo precisará dobrar a produção de alimentos e ao mesmo tempo reduzir ao máximo o impacto ambiental da agricultura. Dois lados de uma mesma equação, cuja solução exige novas ideias, novas tecnologias, novas formas de pensar e agir. Trabalhamos da mina ao campo, somos parceiros do agricultor nesta missão de produzir os alimentos de que o mundo precisa, por meio da oferta de soluções em nutrição de plantas e rebanhos com foco em incremento de eficiência, produtividade, rendimento operacional e aumento da sustentabilidade. 

Esta é a nossa razão de existir: ser uma empresa de agromineração que age com responsabilidade em todos os lugares e pontos da cadeia, utilizando nossa energia e capacidade de inovação para garantir que os nutrientes agrícolas certos cheguem ao lugar certo na medida certa, transformando em realidade o sonho de assegurar ao mundo todo o alimento que ele necessita. Somos um time de superação, aprendizado, excelência e conquistas!