Resultados 3o trimestre 2021

Uso de ureia como fonte de nitrogênio traz vantagens ao produtor rural

O USO DE FERTILIZANTES NITROGENADOS É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PLANTAÇÕES SAUDÁVEIS
28 de Janeiro de 2021

O uso de fertilizantes nitrogenados é fundamental para o desenvolvimento de plantações saudáveis e de alta produtividade em diferentes culturas. O nitrogênio é o nutriente mais exigido pelas plantas e, apesar de estar presente na atmosfera em seu formato molecular, a maior parte dos organismos vivos não consegue fixá-lo. Por isso, outras fontes são utilizadas para sua aplicação na agricultura. 

Segundo o Ministério da Economia, em 2018, o Brasil importou 9,2 milhões de toneladas fertilizantes nitrogenados. Desse volume, o nutriente em formato de ureia representou 62% das importações, superando as opções de sulfato de amônio, 26%, e nitrato de amônio, 12%.  

A procura por ureia como fonte de nitrogênio por parte do produtor rural é comum pela alta concentração do nutriente, melhores condições de manuseio e maior disponibilidade no mercado. Por outro lado, a utilização da ureia convencional pode gerar perdas na lavoura por conta da volatilização de gás amônia, dependendo das condições e do local de aplicação, que fazem com que as plantas não absorvam o nitrogênio.  

Entre as opções mais modernas para suprir essa demanda por aplicação eficiente de nitrogênio, está a linha Excellen, da Mosaic Fertilizantes, produto altamente concentrado e estabilizado com inibidor de urease, que reduz perdas por volatilização. Outras vantagens que podem ser observadas são a redução de custos com armazenagem, melhora no manejo operacional e diminuição do potencial de queima de folhas.  O produto é ideal para os mercados de cana-de-açúcar, café, citrus, entre outros. Sua fórmula com ureia estabilizada, aumenta a eficiência do uso de nitrogênio, além de facilitar operações e gerar maior versatilidade e segurança no manejo dos produtos. 

 

Vantagens da Linha Excellen 

  • Menor perda de nitrogênio por volatilização. 
  • Ganhos com espaços para armazenagem e amplia a janela entre o recebimento e uso do produto. 
  • Otimiza tempo de regulagens, abastecimento, aplicação e limpeza de equipamentos. 
  • Melhora o manejo dos fertilizantes e reduz perdas de produto durante o manuseio. 
  • Diminui o potencial de queima de folhas das lavouras nas aplicações realizadas a lanço. 
     

Aplicação inteligente 

Além de buscar produtos que ofereçam tecnologia de ponta, com aditivos capazes de minimizar os danos e o impacto na rentabilidade, é importante que o agricultor também esteja familiarizado com o conceito dos 4Cs do manejo: aplicação da fonte certa, na dose certa, na época certa, e no lugar certo.  

Para auxiliar o produtor na tomada de decisão sobre a adubação, a Mosaic Fertilizantes conta o aplicativo “Nutrição de Safras” (https://www.nutricaodesafras.com.br/), desenvolvido para facilitar as análises de solo feitas por agricultores e profissionais agrônomos. 

Disponível gratuitamente em versões web, IOS e Android, a plataforma faz recomendação dos nutrientes necessários e, com base nesse dado, os fertilizantes que devem ser utilizados para garantir lavouras mais eficientes, produtivas e sustentáveis. 

Flávio Bonini, gerente de Serviços Técnicos da Mosaic Fertilizantes